A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Associação de Solidariedade do Alto Paiva quer mais medidas para o interior

Vila Nova de Paiva, interior, Associação de Solidariedade do Alto Paiva
 

Carlos Ferreira

Presidente da Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva


 

Carlos Ferreira defende que os Cuidados Continuados merecem mais financiamento


16-05-2018
 

O presidente da Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva (ASSAP), em Vila Nova de Paiva, defende que é preciso implementar mais medidas positivas para a região do interior. Em declarações ao programa Centro Solidário da Rádio Jornal do Centro, Carlos Ferreira admite temer que a desertificação no território seja um problema que se agrave ainda mais em territórios como o seu concelho e reivindica soluções mais imediatas.

“Vila Nova de Paiva é apenas um indicador daquilo do que é o interior. Há concelhos maiores, iguais e pequenos, mas tem de se fazer alguma coisa rapidamente porque corremos o risco de chegar a um ponto de não-retorno em que não há nada para fazer, sobretudo nos pequenos concelhos”, considera o responsável, que pede ao Governo que tome medidas para reforçar a descentralização e a atração de serviços e populações em mais localidades.

“O interior é Vila Nova de Paiva, Sátão, Moimenta da Beira, Cinfães e Resende e aí tem de se apostar em políticas efetivas para fixar pessoas”, defende.

A ASSAP tem valências dedicadas à infância e à terceira idade e mantém uma Unidade de Cuidados Continuados em Vila Nova de Paiva. Na opinião de Carlos Ferreira, este último serviço merece receber mais apoio do Estado.

“Os cuidados continuados é uma aposta excelente na saúde. Agora tem de haver a consciência de que esses cuidados devem ser mais financiados”, defende o presidente da instituição, que considera que a rede nacional do setor é “fundamental” para garantir a prestação de assistência aos seus utentes. No entanto, Carlos Ferreira revela que o ramo está no seu limite.

“Alguns serviços já ultrapassaram esse limite e estão numa situação de prejuízo constante”, denuncia.

A ASSAP é a instituição em destaque esta semana no Centro Solidário, que pode ouvir na Rádio Jornal do Centro a partir desta quarta-feira (16 de maio) às 23h00. A entrevista também pode ser acompanhada na edição desta sexta-feira (18 de maio) do Jornal do Centro e no site www.jornaldocentro.pt.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT