A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Associações mais atentas às questões da segurança

13-02-2018
 

 

 

 

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, anunciou que a autarquia está a criar uma equipa externa para dar apoio a todas as associações do concelho que queiram cumprir a legislação em matéria de segurança. Um mês após o trágico incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha, que fez 11 mortos, o autarca assume que as coletividades “passaram a estar mais sensibilizadas para as questões de segurança nos seus edifícios”.

A 13 de janeiro, numa noite de sábado, o “impensável” aconteceu. Durante um torneio da sueca, onde estavam cerca de 70 participantes, o tecto do salão desabou em consequência de um incêndio que começou no tubo de uma salamandra. Feito com material “altamente combustível”, foi em poucos minutos que tudo começou a cair em cima das pessoas. A tragédia assumiu maiores proporções quando os participantes não conseguiram sair por a porta que dava para o exterior estar fechada. Logo nessa noite, as autoridades de socorro anunciaram oito vítimas mortais e 38 feridos, mais tarde faleceram outras três.

Neste momento, há sete vítimas ainda internadas nos hospitais de Viseu, Coimbra e Porto.

A Associação, onde é proibído entrar enquanto decorrem as investigações, mantém-se de protas fechadas. As paredes ainda estão negras e os vidros partidos. Mas não é preciso o edifício lembrar a dor que a aldeia de Vila Nova da Rainha ainda sente.

Jorge Dias, presidente da Associação, gostava que esta coletividade se voltasse a reerguer mas, para já, quer é que todos “voltem para casa livres de perigo e completamente recuperados”. “Depois, das investigações e tudo isto é que vamos ver”, contou ao Jornal do Centro.

Ainda é cedo para retomar a normalidade desta coletividade que foi crescendo graças a voluntarismo dos sócios, tal como ainda é cedo para José Manuel, uma das vítimas, pensar se tem ou não coragem para voltar ao local que quase lhe tirou a vida.

 





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT