A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Bombeiros Voluntários de Castro Daire têm equipa de sapadores florestais

Edição de 12 de julho de 2019
12-07-2019
 

A corporação de Bombeiros Voluntários de Castro Daire é a primeira a dispor de uma equipa de Bombeiros Sapadores Florestais. Constituída por cinco elementos, funcionários da associação, foram contratados para desenvolverem o trabalho ao longo de todo o ano.

A equipa surgiu da relação entre os bombeiros e a comunidade e o “paradigma demográfico” da região interior. Paulo Almeida, comandante dos Bombeiros Municipais de Castro Daire, afirma que as pessoas idosas “têm menos capacidade de executar limpeza ou até para dar respostas a necessidades de ações preventivas”. No seu entendimento, os bombeiros podem ter um papel importante com esta equipa. “O Governo tem posto de parte os bombeiros nas ações preventivas, não está correto”, salienta Paulo Almeida. Acrescenta, ainda, que os bombeiros deviam ter formação sobre as ações preventivas de forma a permitir um combate mais eficiente.

Para o comandante, é necessário “olhar para a floresta de forma diferente e mudar o paradigma do tratamento das mesmas”. Admite que é muito difícil o ordenamento florestal, embora considere extremamente necessário. “Os bombeiros não deveriam ser afastados da fase preventiva e não é da forma que o Governo está a agir que vai conseguir combater os problemas que existem na prevenção e do combate”, acrescentou.

Os Sapadores Florestais de Castro Daire funcionam como uma empresa, mas em caso de situações críticas, “havendo a necessidade de uma intervenção como é o apoio ao combate” a equipa funciona como prevenção. Os resíduos são tratados de acordo com as caraterísticas do local, mas atuam em conformidade com a legislação existente. O comandante de Castro Daire destaca o carácter da importância da prevenção e reforça que, se esta tivesse os “resultados esperados, não seria necessário despender tanto tempo com o combate”.

Além da equipa de sapadores, a corporação tem também uma equipa em permanência no quartel, constituída por quatro elementos.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT