A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Bombeiros Voluntários de Viseu organizam este fim de semana jornadas de mergulho

 

José Luís Teixeira

Comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu


 

José Luís Teixeira realça a presença dos oradores nacionais


14-05-2019
 

Os Bombeiros Voluntários de Viseu apresentaram na última segunda-feira (13 de maio) a agenda da edição deste ano das Jornadas Técnicas de Mergulho organizadas pela corporação.

Entre as figuras que vão estar presentes no evento, que irá decorrer este fim de semana (sábado, 18 e domingo, 19 de maio), estão dois mergulhadores que estiveram envolvidos no ano passado no resgate de 12 crianças e do treinador de uma gruta na Tailândia, numa operação que durou mais de duas semanas.

O comandante dos Voluntários, José Luís Teixeira, revela que o tema central será o resgate via mergulhos com teto e em espaços confinados, muito por causa da situação na Tailândia.

“Quisemos fazer um ponto de situação com pessoas que estiveram na primeira fase do resgate e que vêm cá para falar na primeira pessoa de toda a organização”, explica.

Além dos mergulhadores estrangeiros, as jornadas também vão contar com a presença de oradores portugueses. José Luís Teixeira frisa a participação de especialistas como o capitão de mar e guerra Gamito Guerreiro.

“Vem também o João Gonçalves, que é um mergulhador que vem falar de uma situação que aconteceu há dez anos, que foi o desabamento do túnel do Metro no Terreiro do Paço (Lisboa)”, revela.

As Jornadas Técnicas de Mergulho promovidas pelos Bombeiros Voluntários de Viseu vão lugar na Barragem de Várzea de Calde e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e têm como objetivo a partilha de conhecimento no que diz respeito a missões de salvamento subaquáticas.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT