A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Câmara de Lamego abateu árvores

12-07-2019
 

A Câmara de Lamego diz que procedeu nos últimos dias, como medida preventiva, ao abate de algumas árvores, em particular choupos, na Urbanização do Paraíso, que se encontravam próximas de edifícios ou situadas em encostas com inclinação pronunciada, sujeitas a ventos dominantes.

Terminada esta intervenção, a autarquia explica em comunicado que vai proceder em breve à plantação de outras espécies de menor porte, repondo, na medida das suas possibilidades, as unidades agora abatidas.

O município lamecense detalha que, desde a construção da Urbanização do Paraíso, na década de 90, o rápido crescimento destas árvores provocou algumas consequências negativas, que exigiram agora a adoção de medidas.

Nos últimos anos, acrescenta, muitas raízes invadiram as estruturas de saneamento e águas pluviais da zona, prejudicando o seu normal funcionamento, para além de exercerem pressão nos muros de delimitação dos canteiros, facto que provocou fissuras acentuadas e a queda de alguns troços. Além disso, a altura dos choupos, que pode atingir os 40 metros, já ultrapassava o volume dos edifícios. Em dias de vento pronunciado, “algumas pernadas tocavam nas fachadas, suscitando preocupação nos moradores da zona que sofreram, inclusive, alguns prejuízos provocados pela queda de árvores”.

Nos últimos dias, o município também procedeu ao abate de algumas árvores em situação instável na zona da Casa do Parque/Caminho do Torrão, por motivos de segurança.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT