A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Casos de pessoas com autismo estão a aumentar

 

Prazeres Domingues

APPDA Viseu


 

Prazeres Domingues diz que a APPDA Viseu também atende adolescentes e adultos


11-09-2019
 

O número de casos de pessoas com autismo tem vindo a aumentar. O alerta é da diretora da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Viseu, Prazeres Domingues, no programa “Centro Solidário” da Rádio Jornal do Centro.

Na entrevista, a responsável começa por referir que, hoje em dia, há mais informação e acesso sobre esta deficiência e os seus diagnósticos.

“A nível mundial, os números são alarmantes. Essa é a verdade, é uma das deficiências que têm aumentado muito. Quando fundámos a APPDA Viseu, encontrei quatro crianças com diagnóstico do espectro de autismo. Neste momento, temos 198 referenciados na APPDA Viseu e não temos, nem de longe, a pretensão de termos todas as crianças referenciadas na associação”, afirma.

A APPDA Viseu dá, assim, apoio a cerca de 200 pessoas. Além das crianças, Prazeres Domingues sublinha que a associação acompanha também adultos do distrito de Viseu.

“Nós acompanhamos vários jovens e adultos. Temos um grupo muito significativo, acompanhamos 33 adolescentes. Temos muitos no distrito que não conseguimos dar resposta, mas temos um grupo que acompanha diretamente e que não se enquadra em nenhuma resposta socialmente dignificada”, remata a diretora.

A APPDA Viseu está esta semana em destaque no programa Centro Solidário, que pode ouvir na Rádio Jornal do Centro, esta quarta-feira (11 de setembro), às 23h00, com repetição no fim de semana. A entrevista também poderá ser acompanhada brevemente na edição impressa e no site do Jornal do Centro.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT