25 Mai
Viseu

Região

Bombeiros combateram incêndio em Castro Daire

por Redação

22 de Maio de 2020, 18:03

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Os Bombeiros Voluntários de Castro Daire combateram esta sexta-feira (22 de maio) um fogo de pequenas dimensões, que ocorreu por volta do meio-dia em Meã, na União de Freguesias de Parada de Ester e Ester, e foi combatido por três homens, apoiado por um veículo. Chegaram a ser acionados mais meios, mas que acabaram por ser desmobilizados devido à reduzida dimensão do incêndio.

O segundo comandante dos bombeiros voluntários de Castro Daire, Fernando Albuquerqu, lembra que o combate às chamas sofreu algumas alterações, com a pandemia.

“Temos de nos precaver para que nos possamos fazer o combate, em maior segurança. A ANPC já nos deu algumas indicações de como lidar com a Covid-19, nomeadamente nas máscaras. Nós temos uma social que utilizamos e, em combate, há as máscaras florestais”, explica.

“Depois, há outras situações como a desinfeção dos veículos e das mãos e a logística, mas isso vai ter de ser visto caso a caso e de acordo com a dimensão da ocorrência”, acrescenta.

Fernando Albuquerque garante que, no teatro de operações, tudo correu bem e diz esperar que nada mude no verão.

O segundo comandante considera ainda que, nos grandes incêndios, com altas temperaturas, não vai ser fácil cumprir as regras de segurança. “Obrigam-nos que as máscaras sejam utilizadas sempre. Parece-me que, em algumas circunstâncias, irá causar algumas dificuldades acrescidas, mas temos de perceber que é pela segurança dos operacionais que estão no combate”, remata.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts