25 jan
Viseu

Região

Chegou a neve ao norte do distrito de Viseu. Há estradas cortadas

por Redação

04 de dezembro de 2020, 10:40

Foto D.R./Pedro Sá (foto de arquivo)

CLIPS ÁUDIO

O norte do distrito de Viseu acordou esta sexta-feira (4 de dezembro) com neve a cair por causa da depressão Dora, que também já provocou quedas de árvores na região.

Segundo informações recolhidas junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, a queda de neve notou-se nomeadamente na Serra do Montemuro, com a queda a verificar-se na cota dos 1.400/1.600 metros de altitude, mas descendo gradualmente para os 600 metros ao longo do dia.

Várias estradas também foram cortadas por causa da neve, nomeadamente a Nacional 2, entre Castro Daire e Lamego, e a Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães. 

“Os limpa-neves estão a trabalhar desde as 6h00 da manhã. Há situações esporádicas de carros que não conseguem andar, mas depois, quando passam os limpa-neves, circulam normalmente”, explicou fonte do CDOS.

A mesma fonte referiu que também nevou noutros concelhos do norte do distrito, como Penedono, Moimenta da Beira, Tabuaço, Tarouca e Resende.

Segundo informações da GNR, também estão cortadas as estradas municipais 1123 entre Bigorne e Resende, 553/1 entre Felgueiras e Bigorne, em Lamego, bem como a 553 entre Panchorra e Ovadas, no concelho de Resende, e a 515/1 que liga Tabuaço a Vale de Figueira. A Estrada Nacional 226/2 entre Teixelo e Tarouca também foi encerrada ao trânsito.

Também as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram encerradas, com a circulação proibida nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Sabugueiro, Sabugueiro/Cruzamento de Gouveia/Penhas Douradas/Manteigas e Manteigas/Covilhã, não havendo previsões quanto à reabertura.

A neve vai continuar até às 18h00 desta sexta-feira, colocando Viseu sob aviso amarelo, com possibilidade para impactos em vias condicionadas ou interditas ao trânsito e danos em estruturas e árvores.

No fim de semana, a chuva e o frio vão continuar na região de Viseu, com temperaturas que poderão chegar a 1 grau no sábado e domingo (dias 5 e 6), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, com possibilidade de formação de geada.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts