15 Ago
Viseu

Região

Coronavírus: casos disparam na Misericórdia de Cinfães (atualizado)

por Redação

17 de Junho de 2020, 13:02

Foto Arquivo Jornal do Centro

Concelho já regista um total de 54 casos

CLIPS ÁUDIO

Os casos da Covid-19 aumentaram na Misericórdia de Cinfães. Na instituição, já há 26 infetados com o novo coronavírus. A informação foi confirmada esta quarta-feira (17 de junho) ao Jornal do Centro pelo presidente da Câmara, Armando Mourisco.

“Temos 11 utentes e 15 funcionários positivos, num total de 121 testes realizados, dos quais chegaram cerca de 50 por cento dos resultados. Aguardamos, ao longo do dia a chegada dos restantes resultados para percebermos a dimensão do problema na Misericórdia”, refere.

Segundo o autarca, o surto chegou ao lar de idosos e também ao apoio domiciliário da Santa Casa. Armando Mourisco diz que ainda estão por apurar as causas deste foco de contágio. “Estamos a tentar perceber qual é o ponto de situação e o porquê de tudo isto ter acontecido e de ter infetado as várias valências”, afirma.

O presidente da Câmara acrescenta que os casos positivos estão concentrados em apenas um dos lares da Santa Casa. “Os resultados positivos que temos vêm apenas desse lar. A esmagadora maioria dos casos estão assintomáticos, havendo um ou outro caso com uma sintomatologia muito ligeira”, conclui Armando Mourisco.

Os casos positivos foram isolados dos outros utentes. Nenhum dos infetados teve de ser hospitalizado. Já a diretora-geral da Saúde fala num foco “em várias casas” em Cinfães. Graça Freitas diz ainda que a palavra de ordem tem de ser a de prevenção.

“Os números podem variar. Nós temos a informação da Administração Regional de Saúde do Norte de que havia 11 idosos e 14 profissionais positivos. Temos de apostar muito em prevenção, prevenção e prevenção e na educação para a saúde, porque as pessoas idosas estão circunscritas a um ambiente fechado e, se são infetadas, é porque alguém do exterior traz essa infeção e, muitas vezes, são os profissionais”, explica.

A responsável reitera ainda que os testes à Covid-19 não são vacinas e diz que os lares continuam a ser um foco de preocupação e atenção das autoridades.

Em todo o concelho de Cinfães, já estão registados 54 casos positivos da Covid-19. No distrito de Viseu, há 615 pessoas com a doença. Estão ainda registados 31 mortos e 487 recuperados.

Os concelhos com mais casos continuam a ser Castro Daire (112), Viseu (111), Mangualde (82) e Resende (71).

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts