A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Circular a Penalva do Castelo só com verbas nacionais

Penalva do Castelo, Feira do Pastor e do Queijo, Estradas
10-02-2019
 

A conclusão da circular à vila de Penalva de Castelo, para ser financiada pelo Orçamento do Estado, tem que esperar pelo PNI - Plano Nacional de Investimentos(2021-2030). Esta foi a resposta do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, ao pedido do presidente da Câmara de Penalva do Castelo, na sessão de abertura na Feira do Pastor e do Queijo, que se realizou este sábado, 9 de fevereiro. O autarca Francisco Carvalho, recordou que a circular à Vila recebeu apoio de fundos comunitários em 2012, “mas ficou a meio, faltando concretizar a ligação à zona empresarial de Esmolfe/Sezures”. “São três quilómetros, que diminuem em 15 minutos a ligação à autoestrada A25”, realçou. Sem revelar o custo previsto adiantou que o orçamento municipal só terá capacidade para suportar metade(50%) das verbas necessárias para concretizar a obra. Para o restante pediu financiamento de verbas comunitárias ou do Orçamento do Estado. O ministro Pedro Marques, fez questão de lembrar que o atual quadro comunitário de apoio, Portugal 2020, “por decisão do anterior Governo, que foi dizer a Bruxelas que já tínhamos muitas estradas, não permite financiar vias de comunicação”. Por isso atirou para o financiamento da Circular à Vila de Penalva do Castelo para o PIN2030, “numa segunda fase do programa de melhoramento do acesso aos parques empresariais que tem ser feito com verbas do Orçamento do Estado”, explicou. 
Para este ano, 2019, o Governante prometeu, ao presidente da Câmara de Sátão, que também esteve na abertura da Feira em Penalva, “lançar a ligação de Sátão ao Parque Empresarial do Mundão”, em Viseu. 
Entre os muitos convidados que estavam em cima do palco, onde se fizeram os discursos, estava o deputado europeu do PSD, Fernando Ruas, que foi pontuando as palavras do ministro com o abanar da cabeça em sinal de reprovação.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT