A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Começa esta quarta-feira a FICTON, em Tondela

 

José António Jesus

Presidente da Câmara de Tondela


 

José António Jesus fala sobre o destino das receitas da FICTON


 

José António Jesus fala sobre o peso das empresas na FICTON


11-09-2019
 

A Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON) começa esta quarta-feira (11 de setembro), com menos dias de programação. O evento vai prolongar-se até à próxima segunda-feira (dia 16).

A edição de 2018 contou com um programa de dez dias. Já este ano, tem apenas seis dias. Na cerimónia de apresentação, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, justificou a redução do certame.

“Colocamos a Ficton num período mais curto e isso só se justifica porque o feriado municipal ocorre na segunda-feira e também porque na terça-feira [dia 17], na zona onde se realiza a Ficton, também se inicia o ano escolar. Sabemos bem do constrangimento que pode representar ter a Ficton a decorrer em simultâneo com o ano letivo, principalmente quando a escola básica e a secundária ladeiam o espaço”, clarificou o autarca.

No ano passado, as receitas da bilheteira reverteram para a conta solidária criada pela autarquia tondelense para ajudar as vítimas dos incêndios de 2017. Nesta edição, o dinheiro será entregue para outro destino, como realçou José António Jesus.

“Entendemos destinar o resultado das bilheteiras para apoiar o movimento associativo”, disse o responsável, apontando para o “incêndio de outubro de 2017, no qual foi totalmente consumido o edifício da associação da Gândara”, e para a “tragédia, poucos meses depois [em janeiro de 2018], que ocorreu em Vila Nova da Rainha e que também destruiu a associação”.

José António Jesus sublinhou ainda que a FICTON é o maior acontecimento cultural e de animação de Tondela, que não esquece a vertente empresarial.

“A FICTON tem uma forte componente de afirmação industrial e não é de estranhar que ano após ano a solicitação para a ocupação dos stands no setor da indústria esgote a disponibilidade existente, por parte das principais empresas, muitas sem relação direta com os seus clientes, na medida em que muitas estão vocacionadas para a exportação”, disse.

“[Estas empresas] não estão na FICTON para ganhar mercado. Estão lá para serem solidárias com o território que as acolhe, que potencia o seu crescimento e que favorece a sua implementação”, rematou o presidente da Câmara.

O evento vai contar com três dias de entrada paga, de 12 a 14 de setembro, onde o preço do ingresso será de dois euros por dia. Durante os seis dias de feira, as noites musicais começam com artistas locais e fecham com os cabeças de cartaz deste ano e de âmbito nacional, como Ana Moura, Toy, Virgul, Amor Electro, Anjos e Karetus.

Também a propósito da FICTON, o Jornal do Centro tem uma revista gratuita dedicada à feira, com tudo sobre a agenda e sobre o concelho de Tondela. A revista pode ser lida gratuitamente.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT