26 Mai
Viseu

Região

Coronavírus: Fique em casa. Telefone. Não vá ao centro de saúde

por Redação

01 de Abril de 2020, 19:55

Foto Igor Ferreira

Apelo dos profissionais de saúde

CLIPS ÁUDIO

Fique em casa. Telefone. Não vá ao centro de saúde. Este é o apelo que os profissionais de saúde voltam a fazer como medida de prevenção no contágio da Covid-19. Nos últimos dias, muitos são os utentes que se têm dirigido aos centros de saúde, principalmente para obterem receitas. Um cenário que contrasta com o que tem sido pedido.

“Os utentes que necessitarem de uma consulta médica, quer seja por motivos de doença ou pedido de receita devem entrar em contacto direto telefónico diretamente com a unidade de saúde a que pertencem. Se tiverem dúvidas ou desconhecer o contacto telefónico, podem ligar diretamente para o Centro de Saúde 1 ou Centro de Saúde 3”, pede Teresa Gomes, coordenadora na Unidade de Cuidados na Comunidade Viseense.

A profissional lembra que ao dirigirem-se aos centros ou unidades de saúde, as pessoas acabam por estar mais em contacto umas com as outras que é “o que não se quer”. “As pessoas têm de estar em casa, a salvo. Os médicos de família estão a fazer contactos, não há necessidade de se deslocarem”, relembra.

Numa altura em que na região de Viseu são mais de 130 casos confirmados de pessoas com Covid-19, o apelo das autoridades continua a ser o mesmo.

“Os que não precisam, não têm necessidade de ir para a rua. Não precisam de ir encher os supermercados”, apela, por seu lado, o presidente da Câmara de S. Pedro do Sul. Vítor Figueiredo lembra que os números podem dar “uma falsa sensação de que está tudo controlado”. “Mão está e é preciso continuar duro com as medidas de prevenção”, sustenta.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts