26 Mai
Viseu

Região

Coronavírus: Laboratório de Tondela realiza testes para o Hospital de Viseu

por Redação

27 de Março de 2020, 14:31

Foto Arquivo Jornal do Centro

Empresa cede instalações, equipamentos e técnicos qualificados

CLIPS ÁUDIO

O Laboratório ALS de Tondela vai passar a fazer, a partir de segunda-feira, testes laboratoriais para deteção do virus da Covid-19. Uma parceria com o Centro Hospitalar Tondela Viseu que não terá quaisquer custos nesta união de esforços com o laboratório.

As amostras serão colhidas nas instalações do Centro Hospitalar Tondela Viseu e transportadas para o laboratório de Tondela que cede as instalações, os equipamentos e os técnicos qualificados. No imediato, os kits para a realização destes testes serão comprados e fornecidos pelo Serviço Nacional de Saúde. Mas, no curto prazo, o laboratório da ALS de Tondela produzirá os seus próprios kits de diagnóstico, devidamente validados pelo INSA- Instituto Ricardo Jorge . “Será, assim, possível reduzir a importação, o custo, assim como a pressão sobre o stock do INSA”, explica João Cotta, diretor geral da ALS para a Europa do Sul.

“Queremos que esta colaboração entre a ALS e o Centro Hospitalar Tondela Viseu seja um exemplo de união de esforços, tendo como objetivos ajudar a controlar a pandemia e recuperar o bem estar dos cidadãos”, acrescenta.

A região de Viseu não tinha, até agora, nenhuma entidade que realizasse estes testes. Esta colaboração, segundo João Cotta, vai permir, por um lado, “aumentar o número de testes realizados e a rapidez nos resultados” e, por outro, “dar autonomia à região de Viseu” que assim deixa de estar dependente do Hospital da Guarda ou Coimbra que eram, até aqui, as unidades para onde têm sido enviadas as recolhas.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts