27 out
Viseu

Região

Covid-19: 27 alunos da Escola Secundária de Viriato em isolamento, após estudante testar positivo

por Redação

28 de setembro de 2020, 15:18

Foto Arquivo Jornal do Centro

Todos os alunos da turma vão ser sujeitos ao teste do novo coronavírus

CLIPS ÁUDIO

Um aluno da Escola Secundária de Viriato, em Viseu, testou positivo à Covid-19, o que levou a colocar a turma, de 27 estudantes, em isolamento profilático.

“Fomos informados do resultado do teste no sábado à tarde. De imediato, a autoridade de saúde local fez uma coordenação muito estreita com a escola no sentido de percebermos todos os contornos que o caso tinha: a sala que o aluno e a turma frequentaram nos últimos dias, os contactos que o aluno teve e disponibilizámos, ainda, todos os dados dos encarregados de educação para que as autoridades de saúde possam entrar em contacto”, contou, em declarações ao jornal do Centro, Pedro Ribeiro, diretor da Escola.

As autoridades de saúde estão a fazer o acompanhamento junto dos pais e alunos que estão em isolamento profilático e que vão ser submetidos ao teste Covid. “Hoje (segunda-feira, 28 de setembro) já não temos aqui essa turma. Vamos iniciar o ensino à distância”, adiantou o responsável. 

Pedro Ribeiro avançou, ainda, que a transmissão do vírus foi em contexto familiar, “não foi de um aluno para outro”. “O aluno só demonstrou sintomas na sexta-feira à tarde. Quanto isso aconteceu, fez o teste e só no sábado é que conhecemos os resultados. O contexto de contágio foi familiar”, garante. 

No dia de sábado (26 de setembro) foi feita a desinfeção da escola pela Proteção Civil. 

Segundo o diretor da Escola, professores e pessoal não docente que possam ter convivido com o aluno infetado encontram-se em “vigilância passiva com medidas rigorosas de distanciamento e higienização, a cumprir o plano de contingência”, mas continuando a sua atividade. “Têm que estar atentos aos sintomas nos próximos dias”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts