27 out
Viseu

Região

Covid-19: aluna do IEFP de Viseu testou positivo. Formação continua a funcionar

por Redação

23 de setembro de 2020, 13:26

Foto Arquivo Jornal do Centro

Direção e autoridades de saúde dizem que plano de contingência foi automaticamente acionado

CLIPS ÁUDIO

Uma aluna em formação no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Viseu testou positivo ao novo coronavírus. A formanda, de Santa Comba Dão, encontra-se em casa isolada e há mais sete colegas da mesma turma de ação de formação que estão em vigilância ativa, por indicação da Direção-Geral de Saúde. O espaço já foi desinfetado.

Marta Rodrigues, diretora do Centro de Emprego de Viseu, assegura que foram tomadas todas as medidas de higiene e segurança assim que foi conhecido, na última sexta-feira, o caso.

“Ela foi contactada na passada quarta-feira (16 de setembro) à tarde, foi para casa e fez o teste. Nós só tivemos conhecimento de que ela testou positivo na sexta-feira (dia 18), ao final do dia. Acionámos o nosso plano de contingência e a turma foi enviada para casa. Automaticamente, foi contactado o delegado de saúde e, a partir daí, foram desencadeados todos os procedimentos, nomeadamente a desinfeção do espaço”, explica.

Segundo a diretora do IEFP, a formação na turma composta por 17 pessoas foi suspensa, ao contrário do que aconteceu com outros formandos que continuam com as aulas de formação.
Marta Rodrigues refere que os restantes formandos foram considerados de baixo risco.

Uma situação que está a deixar os alunos indignados. Uma das alunas, ao Jornal do Centro, disse não entender porque é que a restante escola continua a dar formação quando “a pessoa infetadas andou nos mesmos sítios que nós”. “Temos áreas comuns, estamos todos juntos, independentemente das medidas adotadas de distanciamento e máscara. A verdade é que há sempre uma probabilidade de estarmos assintomáticos”, disse ainda.

As autoridades de saúde, por seu lado, lembram que as medidas necessárias foram todas tomadas e que os contactos próximos estão a ser acompanhados, não havendo risco maior.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts