27 out
Viseu

Região

Covid-19: casos em Viseu voltam a aumentar. Concelho com transmissão comunitária ativa

por Redação

10 de setembro de 2020, 16:50

Foto Igor Ferreira

Autoridades de saúde falam em situação "muito grave" e apelam a que sejam reavaliados eventos

CLIPS ÁUDIO

As autoridades de saúde de Viseu dizem que o aumento de casos no concelho é “muito preocupante” e que a situação está em transmissão comunitária ativa. Apelam ao aumento de medidas de vigilância e pedem para que tudo o que são eventos, aglomerados ou ajuntamentos sejam equacionados. Esta quinta-feira foi conhecido mais um aumento de pessoas infetadas (mais seis). Continuam duas pessoas nos cuidados intensivos. O concelho regista 190 casos desde o início da pandemia. A 31 de agosto estavam assinalados 150.

Um número que deixa preocupadas as autoridades locais de saúde, que falam numa situação “muito, muito grave”.

“Começamos a ter casos muito dispersos por todo o concelho”, avançou ao Jornal do Centro fonte da autoridade de saúde do concelho que fala ainda em centenas de pessoas em quarentena e uma transmissão comunitária ativa, ou seja, que não se consegue definir o link epidemiológico. “Houve casos resultantes de ajuntamentos de família, outros que vieram do estrangeiro, um caso de boleias conjuntas e contactos com alguém de outros concelhos. Estes conseguimos definir. Mas há muitos surtos que não se sabe qual a origem”, explicou a mesma fonte.

O apelo vai no sentido de se aumentarem também as medidas de prevenção e vigilância. “Não é só a etiqueta respiratória e a higienização das mãos. Cada instituição deve reavaliar as suas medidas e equacionar as iniciativas e eventos”, reforçou.

A nível distrital, além de Viseu, o concelho que também está a terra muitas preocupações junto das autoridades é Sernancelhe onde já foram feitos mais de 400 testes e detectadas 63 pessoas positivas, entre elas o presidente da Câmara e o provedor da Santa Casa da Misericórdia. Há mais de 400 pessoas em isolamento profilático.
 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts