27 out
Viseu

Região

Covid-19: Distrito de Viseu com mais 16 casos nos últimos dias

por Redação

14 de setembro de 2020, 17:38

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Surgiram mais 16 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus no distrito. Só no concelho de Viseu há oito novos casos. Um deles é o de uma mulher, funcionária de um dos lares da Santa Casa da Misericórdia da cidade. O Jornal do Centro sabe que as pessoas que contactaram com esta mulher já foram testadas, e vão voltar a sê-lo dentro de dois dias. Apesar do aumento dos casos, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, diz que não há razões para alarme. "Existe sempre uma razão para as pessoas serem mais cuidadosas como se comportam, seguindo o protocolo da Direção Geral de Saúde. A verdade é que Viseu tem 0,2% de contágios acumulados na população ao longo dos últimos seis meses", referiu o autarca. 

Segundo Almeida Henriques, nas últimas três semanas registou-se um crescimento de 40 por cento dos casos e admite ainda reabrir o Centro de rastreio por carro que esteve instalado no pavilhão multiusos da cidade. 

Para além dos oito novos casos em Viseu, há novas infeções em Armamar, concelho que tem agora 21 doentes. Lamego conta também com mais um caso, no total de 52. Moimenta da Beira também regista mais uma infeção, tem nesta altura 20 doentes referenciados. Nelas tem agora 34, mais um que ontem. S. João da Pesqueira tem igualmente uma nova infeção, no total são agora seis pessoas com Covid-19. Sátão tem 17 casos, contabilizando mais dois doentes.

Entre os novos casos confirmados na região alguns estão ligados a empresas. É o caso da Crizaves, sediada no concelho de Tondela, que testou todos os funcionários ao novo coronavírus, depois de conhecidas situações de trabalhadores infetados. Fonte da empresa disse à Rádio Jornal do Centro que há “alguns casos, não muitos”. Nesta altura vários funcionários estão em casa em quarentena, mas a empresa continua a laborar. A autoridade de saúde local está a acompanhar a situação. A Crizaves tem cerca de 170 funcionários, entre terça e quarta-feira vão ser conhecidos os resultados dos testes. 

Em Vouzela, há dois casos de covid-19 confirmados na Faurecia, uma fábrica que produz estofos para carros. Apesar destas infeções, a empresa não fechou portas e os colegas mais próximos das duas doentes estão em isolamento em casa. 

O distrito tem, no total, desde o início da pandemia 982 infetados, 653 recuperados e 40 mortos.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts