05 dez
Viseu

Região

Covid-19: Funcionários que entregam comida no Hospital de Viseu com teste positivo

por Redação

27 de outubro de 2020, 15:47

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Três funcionários da área da alimentação do Hospital de Viseu estão contagiados com o novo coronavírus. Há ainda quatro pessoas que estão a aguardar os resultados dos testes. São trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH). 

A informação foi confirmada ao Jornal do Centro pelo Sindicato de Hotelaria do Centro.

O sindicalista Afonso Figueiredo alerta que os três infetados “tiveram contacto com um grupo muito vasto de trabalhadores dos SUCH e de outras áreas do meio hospitalar e até com os próprios doentes”.

O SUCH tem mais de uma centena de trabalhadores no Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Segundo Afonso Figueiredo, os casos agora confirmados e suspeitos estão a causar constrangimento no Hospital de São Teotónio. Os bares estiveram encerrados alguns dias "para que os trabalhadores fossem deslocados para outros serviços”, disse. 

Afonso Figueiredo continua a exigir que todos os funcionários do SUCH sejam testados à Covid-19 e reitera que esta seria uma medida correta nesta altura. “Nós defendemos isso desde o início e nunca aconteceu até agora. E agora, mais do que nunca, face a esta situação, faz cada vez mais sentido”, reforça.

O sindicalista acrescenta que testar todos os funcionários dos serviços de alimentação hospitalar “faria todo o sentido para que pudéssemos ter um cenário mais próximo da realidade, porque ficar à espera que se manifestem os sintomas é uma decisão errada e podemos estar perante um cenário de assintomáticos em elevado número”.

O porta-voz do Sindicato de Hotelaria do Centro lamenta ainda que, mesmo perante esta situação de pandemia, a empresa continue a dispensar trabalhadores. “A empresa já comunicou a caducidade dos contratos de mais de uma dezena de trabalhadores entre o mês passado e este mês”, anuncia.

O Jornal do Centro aguarda pelos esclarecimentos da direção do SUCH. Sabe-se, entretanto que de acordo com as orientações da Saúde 24 foram testados todos os contactos de risco. 

No Hospital de Viseu, estão internados nesta altura um total de 24 doentes com Covid-19, dos quais quatro nos cuidados intensivos. A administração já garantiu ao Jornal do Centro que poderá acionar mais enfermarias para o internamento de infetados com o novo coronavírus.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts