21 out
Viseu

Região

Covid-19: Hospital de Viseu suspende cirurgias adicionais com internamento

por Redação

17 de outubro de 2020, 17:06

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

As cirurgias adicionais com internamento no Hospital de Viseu estão suspensas na próxima semana, anunciou o conselho de administração. Uma medida que faz parte do plano de contingência desta unidade hospitalar e que serve de prevenção caso seja necessário ocupar mais camas com os doentes covid-19. “A atual fase de aceleração pandémica da segunda onda é uma ameaça crescente ao regular funcionamento da nossa organização. Apesar de atualmente a taxa de ocupação das nossas camas ser de 78 por cento, é fundamental criar uma bolsa de segurança no internamento para fazer face ao previsível aumento de casos”, esclarece a nota interna da direção clínica.

Ainda dentro do plano de contingência, o conselho de administração assume que se devem fortalecer as cirurgias de ambulatório quer no Hospital de Viseu, quer na unidade de Tondela, e maximizar a resposta na hospitalização domiciliária.

A média de internamentos em enfermaria com doentes covid, segundo o Centro Hospitalar Tondela Viseu, tem sido entre 6 a 15 doentes nas últimas semanas. Já nos cuidados intensivos é entre uma e três pessoas. Um número abaixo da capacidade desta unidade de saúde que tem 26 camas (duas enfermarias) afetas à covid-19. Nos cuidados intensivos são quatro as camas com possibilidade de se chegarem a oito.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts