03 mar
Viseu

Região

Covid-19: numa semana, 40 turmas em confinamento. Viseu com 120 casos em média por dia. Autarca exige escolas encerradas

por Redação

20 de janeiro de 2021, 14:31

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Numa semana, 40 turmas no concelho de Viseu ficaram com as aulas suspensas. Neste momento, segundo as contas da autarquia, há mais de 100 turmas ou salas de aulas em confinamento preventivo por causa da pandemia. Números que levam o presidente da Câmara, Almeida Henriques, a exigir o encerramento das escolas do terceiro ciclo e secundário.

O pedido já foi enviado para a Direção-Geral da Saúde e a Direção dos Estabelecimentos Escolares, mas o autarca reforça que não há condições para se manterem as escolas abertas num concelho que tem, em média, 120 casos por dia.

“O direito à educação será mais facilmente garantido através do ensino à distancia do que neste modelo em que muitas das turmas estão em casa, alunos em isolamento outros no estabelecimento, há professores que faltam e não se conseguem substituir, há falta de auxiliares. Estamos a chegar a uma situação de rutura”, sustentou.

Ainda de acordo com Almeida Henriques, esta é uma decisão unânime da Comissão Municipal de Proteção Civil de Viseu, que reuniu na terça-feira (19 de janeiro) durante três horas para avaliar a propagação da pandemia e, em particular, o impacto da situação nos estabelecimentos escolares.

“Ao mesmo tempo, na comunidade, estamos com uma média de 120 casos Covid por dia em Viseu, um índice de 1.447 casos por cada 100 mil habitantes e inseridos num território (Dão Lafões) que tem 1.800 casos por 100 mil habitantes, diria que é o caso mais complicado da região Centro e se o problema é complexo exige medidas urgentes e uma dessas medidas passa pela suspensão imediata das aulas”, reforçou.

Com o encerramento dos estabelecimentos escolares, o autarca justificou que seriam “sete mil alunos que deixariam de circular mais professores e auxiliares”.

A reunião de terça-feira, tal como o Jornal do Centro tinha já adiantado, contou com representantes das autoridades de saúde e diretores de escolas públicas, privadas e ensino profissional.

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts