18 jan
Viseu

Região

Covid-19: região de Viseu com mais de 400 novos casos

por Redação

13 de janeiro de 2021, 18:23

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

A região de Viseu registou, pelo menos, mais 434 casos de Covid-19 durante as últimas horas.

Durante esta quarta-feira (13 de janeiro), foram reportados mais 163 infeções e nove óbitos em Viseu, onde foi divulgado o último balanço semanal da Proteção Civil municipal. Viseu é, de facto, o concelho da região com mais mortos derivados do novo coronavírus: 52 no total.

No distrito, morreu mais uma pessoa em Lamego vítima do novo coronavírus. Concelho onde surgiram mais 58 infetados.

Também morreu uma pessoa vítima do novo coronavírus em Mortágua. Nas últimas horas, este concelho registou ainda 36 novos casos positivos. As autoridades municipais justificam o aumento dos infetados com o Natal e o Ano Novo.

Armamar teve 34 novos casos (dos quais 26 no lar da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso, onde os testes de despiste ainda não terminaram) e Mangualde registou mais 23 infetados. Já o concelho de São João da Pesqueira teve 10 novas infeções.

Tabuaço contou com três novos casos, enquanto Tarouca registou mais 12 e Penedono mais dois.

São Pedro do Sul e Penalva do Castelo tiveram mais 17 doentes. Sernancelhe registou 15 novos contagiados.

Ainda em Penedono, começou esta quarta-feira a campanha de vacinação nos lares de idosos, abrangendo cerca de 200 utentes e funcionários de três instituições. Em Viseu, a vacinação arranca na próxima segunda-feira (dia 18). O mesmo dia que em Nelas, onde vão ser vacinadas 535 pessoas ligadas aos lares.

Houve ainda a confirmação de mais 44 novos casos em Moimenta da Beira, boa parte dos quais vêm do surto ativo no lar do Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever, onde há registo de mais de 20 infetados, entre utentes e funcionários.

O presidente da instituição, Vítor Carreira, escusou-se a avançar quantos contagiados existem no lar, tendo confirmado apenas que há surto e que os idosos estão todos estáveis na instituição.

No Hospital de Viseu, estão internadas 175 pessoas, das quais 11 nos cuidados intensivos. Já no de Tondela, há um surto ativo com 18 infetados: oito utentes e dez funcionários.

Ao todo, na região de Viseu, estão registados um total de 13.781 infetados desde o início da pandemia, bem como 236 mortos e 9.241 recuperados.

A nível nacional, Portugal atingiu esta quarta-feira novos recordes nos mortos e nos novos casos diários. O país teve, ao todo, mais 156 mortos relacionados com a Covid-19 e 10.556 novos casos de infeção.

Na região Centro, há 43 surtos de Covid-19 em lares e estruturas residenciais para idosos, com 1.649 casos ativos. Segundo a Administração Regional de Saúde, o total de casos confirmados naquelas estruturas já atingiu os 3.664, dos quais 2.530 são utentes e 1.134 trabalhadores.

Ainda na zona Centro, há surtos em 157 escolas, com pelo menos 221 casos ativos e nove turmas encerradas. Estavam internadas 825 pessoas em enfermarias dos hospitais da região, das quais 104 nas unidades de cuidados intensivos.

Tudo isto num dia em que se aproxima um novo estado de emergência, aprovado pelo Parlamento e promulgado pelo Presidente da República, que vai até 30 de janeiro.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts