A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Crianças plantaram árvores para proteger empresas e casas dos fogos

Edição de 8 de fevereiro de 2019
11-02-2019
 

O projeto “ClimAgir”, promovido em parceria pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Câmara Municipal de Mortágua, andou pelos vários os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Mortágua “com o objetivo de sensibilizar os alunos para os impactos das alterações climáticas, e ao mesmo tempo, promover a floresta autóctone, ou seja, espécies arbóreas mais resistentes ao fogo”.

Esta atividade realizada em contexto escolar envolveu ainda um jogo didático, tipo “Quiz”, em que os alunos, em grupo, tinham de responder a questões tratadas na exposição do tema.

Além destas ações de sensibilização, o Projeto “ClimAgir” incluiu a entrega de sobreiros aos alunos do 4º e 5º anos, para levarem para casa e plantarem no seu quintal ou noutro local adquado. As turmas do 7º, 8º e 9º ano receberam também sobreiros (uma árvore por cada turma), os quais foram plantados na zona envolvente dos edifícios escolares. Por sua vez, os alunos do 10º ano foram convidados a plantar sobreiros nos taludes do Parque Industrial de Mortágua.

Além da função paisagística, estas árvores irão também constituir, quando atingirem a maturidade, uma cintura de proteção às próprias empresas, sendo conhecida a resiliência ao fogo destas espécies arbóreas.

Uma das novidades do projeto é uma aplicação (app) “ClimAgir”, através da qual é possível acompanhar a viagem do “Bolotas”, a mascote do projeto, aplicar os conhecimentos através de jogos didáticos e quiz, acompanhar os dados e avisos meteorológicos para a região, entre outras funcionalidades.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT