A OUVIR 98.8 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Doentes com espondilite não assumem doença

Centro Solidário, doença, deficiência, espondilite anquilosante
 

Marciano Amaral

Coordenador do núcleo regional de Viseu da Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA)


 

Marciano Amaral

Fala sobre as condições de tratamento para a doença em Viseu


 

Marciano Amaral

Reflete sobre a necessidade de mudar a sede regional da ANEA


06-12-2017
 

200 pessoas estão identificadas como portadoras de espondilite anquilosante no distrito e mesmo assim, alguns destes doentes têm problemas em assumirem a doença. A afirmação é de Marciano Amaral, coordenador do núcleo de Viseu da associação que defende os direitos das pessoas afetadas com esta patologia.

Em declarações ao programa Centro Solidário da Rádio Jornal do Centro, o dirigente diz que muitas pessoas que são diagnosticadas com a deficiência que afeta a coluna vertebral não chegam a procurar os serviços da Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA) e fala mesmo em sentimentos de vergonha.

"Há uma certa relutância em procurar a associação. A doença ainda é tabu apesar de não ter razões para o ser, mas as pessoas têm dificuldades em a assumir e vão-se escondendo e muitas vezes entrando em depressão", admite Marciano Amaral, acrescentando que a principal missão da ANEA é "desdramatizar a doença mas sem a desvalorizar".

No entanto, a falta de recursos tem levado o núcleo regional da instituição a pedir esforços à Câmara de Viseu para instalar uma nova piscina terapêutica para doentes com espondilite anquilosante e outros pacientes com patologias que necessitam hidroterapia, depois de 23 anos de parceria com a Associação de Paralisia Cerebral do concelho (APCV).

Além de novos equipamentos de tratamento, a ANEA também pede ao município viseense uma nova sede, justificando pela degradação das atuais instalações no bairro social de Paradinha. "Desde há uns anos, nós estamos a atender pessoas no café ou no restaurante, mas o ideal seria na nossa sede se ela tivesse outras condições", afirma, acrescentando que o objetivo passa por mudar de espaço no próximo ano.





  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT