21 out
Viseu

Região

Eleições na concelhia do PSD em Nelas terminam com um empate

por Redação

19 de setembro de 2020, 22:00

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

O PSD de Nelas foi a eleições este sábado, mas nada ficou decidido. Para decidir o futuro do partido no concelho, podiam votar 104 militantes, dos quais 98 exerceram o seu direito a voto. A votação terminou com um empate com 48 votos para a lista A, encabeçada por Artur Jorge Ferreira, e outros 48 para a lista B, liderada por Jorge Laima. Houve ainda um voto em branco e um nulo.

Com este empate na votação de hoje, Artur Ferreira diz que a situação vai ser exposta à "Comissão Distrital e à Direção Nacional", pois admite que nenhuma das listas "tem presente como vai resolver [a situação]". Artur Ferreira adianta ainda que "no início da próxima semana, lá para terça ou quarta feira já devemos ter alguma informação", para saber como se vai proceder depois desta igualdade.  O líder da lista A assegura ainda que o ato eleitoral decorreu de forma "normal".

Jorge Laima, que encabeçava a lista B, admite também que o "ato eleitoral correu dentro da normalidade, cordialmente entre todos e como uma afluência enorme", acrescentando que este foi um "ato de grande democracia e civismo". No entanto chamou à atenção para o que aconteceu antes das eleições. "Houve militantes que foram excluídos do caderno eleitoral, por uma queixa de elementos da outra lista [lista A], em que fizeram com que a Jurisdição Nacional excluísse cinco militantes, dois deles afetos à nossa lista, o que fez com que a nossa lista à Assembleia de Militantes fosse excluída do ato eleitoral", conta. 

Os militantes em causa, segundo Artur Ferreira, estariam afetos a outros partidos, pelos quais foram eleitos.

Quanto ao empate na votação, o candidato assume que é uma "situação atípica", esperando agora mais desenvolvimentos de toda a situação. Para a Mesa da Assembleia de Secção foi eleita a lista A, a única que foi a votação, com 66 votos a favor, 22 em branco e 8 nulos. 

 

 

 

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts