A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Eleitos deputados de Viseu para o Parlamento dos Jovens do ensino secundário

22-03-2019
 

Cerca de uma centena de jovens elegeram recentemente os deputados que vão representar o distrito de Viseu na sessão nacional do Parlamento dos Jovens para o ensino secundário.

A sessão distrital teve lugar no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão da capital da região, onde estiveram representadas 30 escolas, através de 63 deputados efetivos e 30 suplentes.

Na sessão, para representar Viseu na sessão nacional, foram eleitos João Alves e Maria Ana Rodrigues do Colégio de Lamego, Gabriela Santos e João Figueiredo da Escola Secundária Emídio Navarro de Viseu, Guilherme Almeida e Bárbara Cotrim da Escola Alves Martins da mesma cidade, e Vanda Moreira e Lucas Cardoso da Escola Secundária de Cinfães. O porta-voz passou a ser Guilherme Almeida.

Como deputados suplentes, foram eleitos Guilherme Almeida e Matilde Lima da Escola Secundária de Carregal do Sal, bem como Inês Ribeiro e Leonardo Botelho da Escola Latino Coelho de Lamego.

No projeto de recomendação para a sessão nacional, os deputados viseenses propõem medidas como a criação de ações de formação teóricas de caráter obrigatório para proprietários de terrenos florestais e a integração dos cidadãos abrangidos pelo Rendimento Social de Inserção em unidades técnicas e teóricas de reflorestação e de limpeza de florestas.

Além disso, também foi deliberado o tema proposto do círculo de Viseu para debate no próximo ano letivo à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. O tema é “Combate à Corrupção”.

Maria Carlota Fonseca, da Escola Emídio Navarro, é a candidata para a Mesa da Sessão Nacional.

O Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo como objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT