A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Empresa de Viseu vai enviar 50 bicicletas para Moçambique

Viseu, Moçambique, bicicletas, solidariedade
 

Nelson Martins

Promotor da iniciativa Smilebike


 

Nelson Martins diz que o projeto solidário quer continuar por mais algum tempo


08-01-2019
 

Uma empresa de bicicletas de Viseu, a ACERT e uma organização não-governamental (ONG) de Moçambique juntaram-se para levar bicicletas ao país africano. O projeto solidário Smile Bike, que foi apresentado esta terça-feira (8 de janeiro), arrancou no ano passado e conta com a ajuda de 12 parceiros locais e nacionais.

As bicicletas, o material de ciclismo e as ferramentas vão ser entregues em outubro deste ano. A ideia está orçada em 40 mil euros.

Nelson Martins, da empresa promotora da iniciativa, explicou que 40 destes veículos vão ser oferecidos a cidadãos de Moçambique para uso urbano e 10 vão ajudar a criar uma pequena equipa de ciclistas que possa praticar ciclismo em conjunto naquele país.

Na apresentação, o promotor disse que as bicicletas urbanas vão ser entregues a pessoas identificadas pela ONG que possam necessariamente usufrui-las.

“Como acontecia em Portugal há 25 ou 30 anos, as bicicletas em Moçambique são sinónimo muitas vezes de emprego. São 40 bicicletas mas, se conseguirmos fazer a diferença em 40 famílias, para nós já vai ser extremamente interessante”, afirmou.

O Smile Bike também tem como objetivo trazer pessoas de Moçambique a Portugal para terem formação em mecânica de bicicletas. Nelson Martins assegurou que o projeto é 100 por cento solidário e vai durar pelo menos até 2021.

O porta-voz fala de uma iniciativa que quer ser “consistente e coerente” com as suas metas.

“A nossa ideia é criar, em conjunto com a ONG, um conjunto de circunstâncias que sejam propícias à utilização não só da bicicleta no dia-a-dia mas também conseguirmos trazer conteúdo pedagógico de lá para cá para conseguirmos trazer o impacto que as bicicletas têm numa comunidade e, a pouco e pouco, trazermos esse feedback moçambicano e irmos dando alguma comunicação e visibilidade ao que lá está a acontecer”, explicou.

O Smile Bike é apadrinhado pelos ciclistas viseenses Tiago Ferreira e Nuno Bico e pela cantora e compositora Surma.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT