29 nov
Viseu

Região

Exclusivo Jornal do Centro: vêm aí os descontos automáticos na A25, A24 e A23

por Redação

29 de junho de 2020, 08:37

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Os utentes vão passar a ter descontos automáticos nas autoestradas A25, A24 e A23. A medida foi adiantada, em exclusivo ao Jornal do Centro, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Em entrevista ao programa Espaço Atualidade, a governante explica que as famílias que utilizam estas vias não terão de se inscrever para ter acesso aos descontos.

“É um desconto de quantidades. A ideia é que se pague nos primeiros dias e, depois, haja um desconto. As famílias não terão de fazer o que quer que seja para terem acesso, porque têm de ter o dispositivo eletrónico e ele regista. Depois de sete dias de utilização, a pessoa recebe o desconto em casa, no final do dia”, explica.

A ministra assegura que esta é uma novidade face ao passado, lembrando que, para aceder aos descontos, as famílias “tinham de se deslocar ao IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] e isso levou muitas delas a não o fazer”.

A governante revelou ainda ao Jornal do Centro que os descontos nas antigas vias SCUT (sem custos para o utilizador) também vão passar a abranger pela primeira vez os transportes coletivos de passageiros.

“Neste momento, a proposta de resolução do Conselho de Ministros está em circuito legislativo. Isto significa que vamos ter uma conversa final com as Finanças, mas eu diria que está muito bem encaminhada”, refere.

Quanto aos transportes de mercadorias, Ana Abrunhosa garante que este setor vai ser incentivado a fazer viagens de noite com mais descontos.

“Vamos amenizar os descontos. Aqui, a ideia é aumentar a percentagem que tem de desconto durante o dia e que a da noite seja bastante maior”, resume a ministra.

A ministra da Coesão Territorial esteve em conversa no programa Espaço Atualidade.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts