A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Expodemo arranca esta sexta-feira em Moimenta da Beira

Expodemo, Moimenta da Beira
14-09-2018
 

Começa esta sexta-feira (14 de setembro) a Expodemo, o evento dedicado à maçã que decorre pelo sétimo ano consecutivo em Moimenta da Beira.

O evento vai contar com mais de 20 espetáculos e eventos e a presença de mais de 100 artistas e 160 expositores. A organização espera para este ano uma maior afluência, superando a fasquia das 30 mil pessoas que visitaram o certame em 2017.

Entre as novidades deste ano, estão os novos acessos ao recinto que estarão repletos de tetos de maçãs suspensas. Na Rua Aquilino Ribeiro, as maçãs assumirão as cores das várias qualidades do fruto: verde, amarelo e encarnado. Já nos outros três acessos, estará apenas uma das cores: verde na Avenida 25 de Abril junto aos CTT, amarelo na Rua General Humberto Delgado e encarnado na Avenida 25 de Abril junto a uma dependência bancária.

Jorge Palma, João Pedro Pais e embaixador da Austrália na abertura

No dia inaugural, o destaque vai para a presença do ministro adjunto Pedro Siza Vieira na sessão oficial de abertura, marcada para as 18h30, e o concerto de Jorge Palma, que terá como convidado especial João Pedro Pais.

Esta não será a primeira vez que Jorge Palma e João Pedro Pais se juntam em palco. Mesmo assim, não deixa de ser uma estreia na região num concerto que terá entrada livre. Com mais de 40 anos de carreira, Jorge Palma é um nome incontornável do panorama musical português. A sua obra contém canções amplamente transversais com temas como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”.

Já João Pedro Pais é hoje um dos grandes fenómenos da música portuguesa dos últimos tempos. O cantor já conta com uma discografia de nove álbuns a solo e em duo. O concerto de ambos está marcado para as 22h30 no palco principal da Expodemo, em frente aos Paços do Concelho, sendo antecedido pelo concerto da Orquestra CemNotas uma hora antes.

Ainda no primeiro dia, o DJ Caitas e o violinista Nuno Flores, ex-elemento dos Quinta do Bill, irão tocar na Apple Party a partir da meia-noite. As provas de maçã e de vinho do Dão, Douro e Távora-Varosa estão agendadas para as 19h30, enquanto a diplomacia externa marcará presença no evento a partir das 14h30, através de várias iniciativas com a participação de empresários e de figuras como o embaixador da Austrália em Portugal, Peter Rayner.

“Concerto do fogo” neste sábado e Somos Portugal no domingo

Já no segundo dia (sábado, dia 15), dedicado ao Crédito Agrícola, o maior destaque é entregue à estreia nacional do espetáculo “Le Concert de Feu”, realizado pela companhia francesa Les Commandu Percu, às 22h30. No mesmo dia, nota ainda para a terceira edição do Trail Serra de Leomil – Rota da Maçã, que arrancará às 15h30, e para a realização do Festival de Acordeão Vítor Ferreira, que contará com um concerto da orquestra da Academia de Música Quinta do Ribeiro. Na Apple Party, tocam os DJ’s Costa e No Maka e Os Piratas.

Finalmente, no terceiro e último dia (domingo, dia 16), a programação começa às 9h00 com as Jornadas Agro-Frutícolas Engenheiro Cartageno Ferreira. Meia hora depois, arranca a primeira edição da iniciativa Resistência BTT Terras do Demo. Às 10h30, começa um mega-treino organizado pelo CEKS Karaté (Viseu). O evento principal do dia de encerramento é a presença do programa “Somos Portugal” da TVI, que vai ser transmitido a partir de Moimenta da Beira das 12h30 às 20h00, hora em que encerra oficialmente a edição número 7 da Expodemo.

Street art, arte indígena e espetáculos de teatro de rua na agenda

Além da agenda, também vão-se destacar os restaurantes e as tasquinhas de gastronomia tradicional, a exposição de arte indígena australiana no átrio da Câmara e os espetáculos de street art, bem como as Marias Malucas, o teatro mudo de rua Maneken’s Piss nas tardes de sábado e domingo e as estátuas vivas “O Beijo”, “Devenir”, “F.A.D.O” e “Mr. Muffin e Madame Cherry”.

A Expodemo representa “a energia de toda uma região”

Face a esta programação, o presidente da autarquia moimentense, José Eduardo Ferreira, espera que o Expodemo deste ano repita o sucesso das edições anteriores.

Em declarações ao Jornal do Centro, o autarca considera que o evento representa o culminar de mais um ano de intensa atividade no concelho e sublinha a necessidade de afirmação dos seus produtos regionais, incluindo as maçãs, o “produto mais importante” do município que mostra vontade de se exportar, e os espumantes.

O presidente da Câmara afirma mesmo que o Expodemo representa “o concentrar em três dias da energia de toda uma região”.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT