A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Idosos mais isolados têm mais dificuldade em pedir ajuda das instituições

 

Irene Pais

Projeto Promover Sorrisos


14-08-2019
 

Quanto maior for o isolamento dos idosos, maior é a dificuldade em pedir ou aceitar a ajuda das instituições sociais. Segundo Irene Pais, do projeto Promover Sorrisos, a aproximação ao idoso deve ser feita pela conquista da confiança.

A responsável falou ao programa Centro Solidário da Rádio Jornal do Centro sobre este projeto lançado no ano passado e que tem como objetivo prestar apoio a pessoas dependentes nos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão.

“As pessoas que vivem mais isoladas são as que mais dificuldade têm em pedir e aceitar ajuda. Os casos estão sinalizados pela Segurança Social, mas depois são aqueles que são mais remitentes em ter ajuda. Ter alguém em casa torna-se ainda mais complicado”, explica Irene Pais.

“Nós temos de ir muitas vezes pela vizinhança e criar ali uma confiança. Temos sobretudo de ganhar isso, porque é assim seja com um idoso ou com uma criança. Entrarmos pela porta de uma casa adentro onde nós somos desconhecidos, podemos não ser bem-vindos. (…) Nós queremos nem devemos impor-nos. Tem de ser uma conquista, a pessoa tem de perceber que precisa de ajuda e que quer aquela ajuda”, acrescenta.

O projeto Promover Sorrisos está esta semana no programa Centro Solidário, que pode ouvir esta quarta-feira (14 de agosto) às 23h00 na Rádio Jornal do Centro, com repetição no fim de semana. A entrevista também poderá ser acompanhada brevemente na edição impressa e no site do Jornal do Centro.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT