A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Jornadas de Arte & Ambiente nas Termas de S. Pedro do Sul

Jornadas, Termas, S. Pedro do Sul
12-10-2018
 

Iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental vai prolongar-se por três dias, estando agendadas uma série de atividades

As Termas de S. Pedro do Sul são a partir de hoje (12 de outubro) e até domingo palco da sexta edição das Jornadas de Arte & Ambiente, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, com o apoio da Câmara Municipal local e das Termas sampedrenses.
Subordinada ao tema “Express’Art: Um Rio de Memórias”, o programa da iniciativa inclui várias comunicações artísticas, oficinas criativas, saídas de campo, dinâmicas de grupo, perfor- mances artísticas e atividades socioculturais ao longo dos três dias.
O evento que decorrerá no Auditório do Balneário Rainha Dona Amélia conta com o apoio do Fundo Ambiental, sendo destinado a professores, educadores, investigadores, estudantes, técnicos de autarquias e de organizações não-governamentais.
“Os objetivos são focar não só a parte científica, mas também conseguir fazer algumas técnicas artísticas para comunicar de forma diferente as questões ambientais. Aqui a ideia é munir pessoas, educadores, alunos de ferramentas artísticas, interessantes e inovadoras para conseguirmos chamar a atenção de certos problemas ambientais”, explica Iris Silva, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental. As Jornadas assumem-se como um “evento prático, interativo, dinâmico e não simplesmente exposições orais”.
Está prevista a realização de cerca de uma dezena de atividades, com destaque para as oficinas sobre as mais variadas temáticas, como de ecoprint, “que ensina a fazer impressões, utilizando materiais naturais, como flores e folhas”, de cartografia de paisagens e de educomunicação. Vai estar ainda patente uma instalação artística, que utiliza materiais naturais, como terra e folhas.
Qualquer participante pode “mostrar aquilo que tem feito” a todos os outros. “As comunicações deverão ter uma componente artística, preferencialmente em interação com os participantes”.
Estas iniciativas vão ser acompanhadas de outras atividades ao ar livre, como caminhadas à beira rio, desfolhada e danças tradicionais.
Segundo a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, a escolha das Termas de S. Pedro do Sul para receber as Jornadas advém do apoio dado pelo município local, mas também da aproximação aos rios que são o tema do evento.
A organização está a contar com a presença de mais de meia centena de pessoas, à semelhança do que tem ocorrido nas edições anteriores.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT