A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Lamas da ETAR Viseu Sul despejadas ilegalmente em Calde

Lamas, ETAR, Viseu
26-07-2018
 

Os vereadores do PS na Câmara de Viseu denunciaram esta quinta-feira a descarga ilegal de lamas provenientes da ETAR Viseu Sul num pinhal em Calde. O socialista Baila Antunes fala em “atentado ambiental” e na reunião pública do município pediu esclarecimentos ao executivo.

“É público que nas ultimas semanas camiões efetuaram deposição de lamas num campo descanpado. Os populares de Calde estão preocupados e entretanto a parcela do terreno foi selada pela GNR”, descreve o vereador, questionado o presidente da Câmara sobre se se comprova que as lamas são provenientes da ETAR Viseu Sul e o que a autarquia já fez para cessar a situação e retirar as lamas.

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, disse que estava a par da situação “desde o primeiro dia da denúncia” e que quando os técnicos da autarquia chegaram ao local verificaram que a empresa estava não só a depositar ali as lamas como também a abrir valas para as lamas líquidas. “

Fez-se uma ocorrência ao SEPNA (serviço de ambiente da GNR que está já a acompanhar o caso. Foi elaborado um auto de contraordenação e ontem (25 de julho) a empresa foi contactada e disse que estavam a fazer fertilização de solos”, esclareceu Almeida Henriques.

O autarca referiu ainda que as empresas contratadas para trabalhar com as Águas de Viseu são-no através de “concursos públicos devidamente habilitados” e que “grande parte das lamas que hoje saem da ETAR Viseu Sul já tem um grau de desidratação na casa dos 15%, o que as transformam em lamas com características diferentes”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT