23 Fev
Viseu

Região

Lançada petição pela construção do IC26 entre Lamego e Trancoso

por Redação

08 de Março de 2018, 10:39

Foto Arquivo Jornal do Centro

Vereador centrista de Moimenta da Beira foi o primeiro a assinar

CLIPS ÁUDIO

Um grupo de residentes e naturais do norte do distrito de Viseu lançou uma petição a reclamar a construção do Itinerário Complementar (IC) 26 entre Lamego e Trancoso, uma via que já era muito reivindicada pelas populações e que atravessa os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tarouca.

O primeiro signatário do documento foi Cristiano Coelho, vereador do CDS-PP na Câmara de Moimenta da Beira. O democrata-cristão justifica a sua participação com a necessidade de “dignificar todos aqueles que ainda arriscam e pretendem viver no interior” e defende que o IC26 pode alavancar a economia regional e melhorar as acessibilidades.

“O grande intuito é dar competitividade às muitas empresas implementadas nos nossos concelhos, nomeadamente a fileira da maçã em Moimenta da Beira, promover um verdadeiro ambiente económico e dar um futuro diferente do ponto de vista do crescimento populacional”, sustenta Cristiano Coelho.

O vereador lembra ainda que o IC26 já foi mencionado no Plano Nacional Rodoviário há vários anos. “Estava estabelecido que seria uma das estradas a concretizar e em dezembro de 2011, existiu um pedido do atual IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] para a realização de um estudo de impacto ambiental. Sabemos que este estudo foi feito mas ninguém tem conhecimento dos resultados concretos”, reafirma Cristiano Coelho.

Com esta petição pelo IC26, o centrista sublinha que a iniciativa pretende “despertar toda a classe política para a necessidade desta intervenção e ao mesmo tempo, que nos possam dar nota de qual é o ponto da situação”.

O documento que exige a construção da estrada está disponível na Internet e em papel com o objetivo de angariar as quatro mil assinaturas necessárias para que o assunto possa ser debatido na Assembleia da República.