A OUVIR 98.8 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
 
        

Legionella no Centro de Saúde de Mangualde

Legionella, Mangualde, saúde, infeção

13-11-2017
 

Voltou a ser detectada legionella no Centro de Saúde de Mangualde, Viseu, depois de há um ano a bactéria ter sido encontrada nesta unidade de saúde. As medidas tomadas na altura, nomeadamente a desinfeção da água da rede, não foi suficiente para erradicar o problema. O presidente da Câmara, João Azevedo, exige que a bactéria seja erradicada de uma vez por todas. Torneiras de água quente e várias áreas já foram fechadas.

A Administração Regional de Saúde do Centro diz que foram tomadas as medidas adequadas face ao reaparecimento da legionella e que a situação está controlada, não havendo risco iminente para a saúde pública.

O director do agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões (ACES) explicou que este caso foi detectado no dia 19 de outubro, depois de análises, que são feitas de três em três meses. Luís Botelho disse que já foram encerrados todos os locais onde poderia ser possível gerar aerossois, como chuveiros, e está também fechada a água nos módulos cinco e seis do Centro de Saúde. o ACES está ainda a tentar fazer uma desinfecção de toda a rede de água.

Luís Botelho sublinhou que neste caso se trata da legionella ambiental, que é diferente da leggionela que apareceu no Hospital Francisco Xavier e que já matou cinco pessoas.

O diretor do agrupamento garantiu que este caso de Mangualde é, nesta altura, único na região.





  • 2002 - 2017 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT