A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Lista do PSD para as eleições europeias tem candidato natural de Lamego

 

Ricardo Morgado

Candidato do PSD ao Parlamento Europeu


 

Ricardo Morgado rejeita a ideia de passar a substituir Fernando Ruas na representação de Viseu


 

Ricardo Morgado acredita num bom resultado do PSD nas eleições europeias de 26 de maio


 

Pedro Alves

Presidente da distrital de Viseu do PSD


 

Pedro Alves garante que o PSD Viseu vai estar ao lado do partido na campanha para as europeias


14-03-2019
 

Ricardo Morgado, de 31 anos, é o candidato natural do distrito de Viseu na lista do PSD para as próximas eleições europeias, a 26 de maio.

O candidato a eurodeputado, que ocupa o 12.º lugar da lista, nasceu em Lamego e é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, estando a fazer atualmente o doutoramento na mesma instituição. O político vai "substituir" o ex-autarca de Viseu, Fernando Ruas, que não vai ser reconduzido após cinco anos de mandato no Parlamento Europeu.

Ao Jornal do Centro, o social-democrata não escondeu que a sua nomeação foi uma surpresa, mas “com sentido de responsabilidade” pela representação da região de Viseu.

“A minha ligação a Lamego e ao distrito de Viseu é umbilical e é claro que, quando fui convidado, foi um convite que encarei com a seriedade que merecia. O facto de estar no 12.º lugar não foi o móbil da questão nem foi o que me fez aceitar”, explica.

Com a saída de Fernando Ruas, que vai deixar o Parlamento Europeu depois de ter sido excluído da lista do PSD após cinco anos de mandato, o candidato, que se revê como um político “fora da caixa” no sentido de não exercer cargos de dimensão nacional na estrutura partidária, rejeita a ideia de passar a substituir o antigo autarca na representação de Viseu, sublinhando que é uma figura com “um papel inquestionável” no partido.

“Quando Fernando Ruas foi indicado [nas últimas europeias, em 2014], foi indicado por Viseu, mas não só. Afinal de contas, era presidente da Mesa do Congresso na altura e acredito que tenha tido um peso na ordenação dos candidatos na anterior lista”, diz.

Quanto à eleição propriamente dita, Ricardo Morgado, simpatizante do atual líder social-democrata Rui Rio, acredita num bom resultado do partido e afirma que, numa lista que inclui nomes como Paulo Rangel e Miguel Poiares Maduro, “qualquer lugar já é por si só honroso”.

Distrital de Viseu recusa perda de influência nas europeias

Contactado pelo Jornal do Centro, o presidente da distrital do PSD, Pedro Alves, recusa a ideia de Viseu “perder terreno” com o afastamento de Fernando Ruas. Ainda assim, o dirigente social-democrata assume não ter gostado desta opção de Rui Rio.

“A posição do dr. Ruas nas últimas eleições era diferente em termos de envolvimento partidário. Mas era óbvio que, mudando a direção dos órgãos nacionais, outros critérios estiveram presentes na escolha dos candidatos e não gostámos da decisão”, lastima. Pedro Alves recorda que o PSD Viseu já tinha optado por unanimidade em propor o nome do ex-presidente da autarquia viseense na lista para as europeias.

“Achámos que a avaliação do trabalho feito por Fernando Ruas merecia a recondução, mas a política é dinâmica e os critérios são em função das conjunturas”, reitera. Apesar de descontente, o PSD Viseu garante que está ao lado do partido e, ao contrário dos Açores, vai fazer campanha para as europeias.

“Estamos solidários com todo o processo que vai decorrer. Não faz sentido fazer um boicote à participação eleitoral porque o que está em causa é o interesse do país”, sublinha.

O currículo do novo candidato

Ricardo Morgado foi presidente da Federação Académica do Porto em 2010 e da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto entre 2008 e 2009.

Foi ainda membro do Conselho Nacional de Educação em 2010 e 2011, do grupo de trabalho para a conceção da estratégia de internacionalização do ensino superior português em 2014 e da Comissão para a Revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior no ano seguinte.

Entre julho de 2011 e outubro de 2015, assumiu as funções de assessor no gabinete do secretário de Estado do Ensino Superior no primeiro governo de Pedro Passos Coelho.

Ricardo Morgado exerce as funções de assessor jurídico da Laureate International Universities em Portugal, desde julho de 2017, sendo ainda professor na Universidade Europeia.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT