27 out
Viseu

Região

Mais de 50 mil doses de vacinas contra a gripe para a região Dão Lafões

por Redação

30 de setembro de 2020, 17:38

Foto D.R.

Na segunda fase, que começa a 19 de outubro, está previsto que possa existir diversificação de horários e locais para responder à procura e a pensar na segurança dos utentes

CLIPS ÁUDIO

São mais de 50 mil as doses de vacina contra a gripe disponíveis para o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões.

A primeira fase da vacinação arrancou na segunda-feira (28 de setembro), com prioridade para os idosos nos lares, profissionais de saúde e grávidas. 

“No ano passado tivemos disponíveis cerca de 42 mil 150 doses de vacinas, para este ano estão previstas 50 mil e 500 doses, um acréscimo muito significativo de doses de vacinas a serem disponibilizadas nas duas fases”, adianta o diretor executivo do ACES Dão Lafões, António Cabrita Grade.

Na segunda fase de vacinação, que começa a 19 de outubro, estão abrangidas todas as pessoas com 65 e mais anos e todos aqueles que com mais de seis meses de idade têm doenças crónicas que dão acesso à vacina gratuita. 

Já prevendo um “outono de grande pressão”, está previsto que possa existir diversificação de horários e locais para responder à procura. 

“A vacinação vai ter que ser feita de forma gradual para evitar que hajam riscos, quer para os utentes, quer para as equipas profissionais. Concretamente, no concelho de Viseu, estamos já a montar uma área dedicada à vacinação da segunda fase, onde as pessoas se irão dirigir de forma programada, com hora marcada, para serem vacinadas”, explica o responsável, acrescentando: "Queremos fazer uma campanha efetiva e massiva de vacinação, mas em segurança para os utentes”, conclui.

No concelho de Viseu, onde existem cerca de 30 instituições, já chegaram as vacinas a cerca de 13. Agora, “de uma forma gradual e planificada” irão ser entregues às restantes. Também os profissionais estão a ser sensibilizados para que haja uma “adesão significativa e importante à vacina da gripe”.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts