A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Ministro de Cabo Verde e jornalista Gabriel Alves vão ser confrades do Dão

Viseu, Dão, confraria, homenagem
 

José Perdigão

Grão-mestre da Confraria dos Enófilos do Dão


06-12-2018
 

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e o jornalista desportivo Gabriel Alves vão estar entre os homenageados este sábado (8 de dezembro) em Viseu pela Confraria dos Enófilos do Dão, que fará a 15.ª edição da Cerimónia de Entronização de Novos Confrades.

O governante cabo-verdiano será agraciado no evento com o título de Confrade Honorário, juntamente com o vereador da Cultura da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, e a diretora de vinhos do hotel The Yeatman no Porto, Beatriz Machado.

Em declarações ao Jornal do Centro, o grão-mestre da Confraria, José Perdigão, justificou a escolha de Abraão Vicente pelo facto de este manter uma forte "amizade" com a cidade de Viseu, através do projeto de mecenato do Teatro Viriato, com o qual está ligado. "Com o ministro em Viseu, será um ato de ligação enófila com Portugal", enalteceu. O responsável também reforçou que a Confraria dos Enófilos é uma instituição de cultura.

Já Gabriel Alves será entronizado como Confrade. Os outros homenageados serão o notário João Menezes, bem como José Luís Lourenço da Quinta dos Roques, Luís Abrantes da Quinta da Alameda, Peter Ecket da Quinta das Marias, Raquel Mendes Pereira da Quinta Mendes Pereira, Sónia Marques da Quinta Chão de S. Francisco e Vanessa Chrystie da Quinta do Perdigão.

A iniciativa inicia pelas 15h00 na Igreja da Misericórdia e termina com um jantar vínico às 20h00 no Solar do Vinho do Dão. Pelas 17h30 acontece a sessão de boas-vindas às Confrarias, novos Confrades e convidados no Salão Nobre da Câmara, depois de um desfile que os confrades farão pelas artérias do centro histórico até ao Rossio.

Às 18h00, os confrades deslocam-se ao Solar do Dão, onde também farão uma visita ao recinto do evento Vinhos de Inverno – Festival Literário Tinto no Branco.

A Confraria dos Enófilos do Dão já homenageou mais de 300 pessoas, nomeadamente a fadista Amália Rodrigues, os políticos Jorge Sampaio e Durão Barroso, o chef Chakall e a jornalista Fátima Campos Ferreira.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT