26 fev
Viseu

Região

Covid-19: lar de Mortágua também nunca teve surtos desde o início da pandemia

por Redação

23 de fevereiro de 2021, 16:00

Foto D.R.

CLIPS ÁUDIO

O Lar da Cruz, em Vila Nova, no concelho de Mortágua, foi mais uma das residências de idosos do distrito onde a Covid-19 nunca entrou desde o início da pandemia.

Os utentes desta instituição já foram todos vacinados com a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. Desde que surgiu a pandemia, o lar situado numa das aldeias mais rurais de Mortágua tomou todas as devidas medidas de segurança.

Contudo, o diretor da valência, Rui Lopes, assume que a sorte também foi um fator determinante.

“Acho que foi mesmo sorte. Eu não acredito que as outras instituições não tenham os cuidados que nós tivemos, quero acreditar que os têm também”, refere.

O responsável garante que a segurança e proteção individual por parte de todos os profissionais também foi fundamental.

“Usámos sempre máscaras de qualidade que nos permitissem saber que estavam a fazer proteção e recorremos também ao desinfetar das mãos e à higienização das instalações, principalmente zonas de contacto, corrimões e portas. Também higienizámos punhos das cadeiras de rodas e andarilhos. Tentámos sempre não falhar e não baixar a guarda”, afirma.

Segundo Rui Lopes, os utentes do Lar da Cruz “estão todos vacinados” já com a segunda dose da vacina.

Desde o início da pandemia, o concelho de Mortágua registou 561 casos de Covid-19.

Este não é o único caso no distrito de Viseu de lares que nunca tiveram surtos do novo coronavírus. Houve outras instituições que tiveram a mesma sorte como o Lar Residência de São Domingos, em Nelas, o lar da Associação de Solidariedade Social As Abelhinhas, em Viseu, e o Lar Gestos de Mudança, também em Viseu.

A Covid-19 também não entrou no lar do Centro Social Professora Elisa Barros Silva, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts