A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Multiusos de Viseu vai receber congresso de jovens folcloristas

Viseu, folclore, congresso
08-11-2018
 

O Pavilhão Multiusos de Viseu vai receber no próximo dia 17 de novembro o Congresso dos Jovens Folcloristas, organizado pela Federação do Folclore Português sob o tema “Novos Desafios do Património Cultural”.

O evento arranca às 9h30 e terá como principal pretexto a celebração de 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural e os seus desafios, com os principais objetivos de promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social e sensibilizar para a importância do património tradicional e popular através da educação, visando sobretudo os jovens e as comunidades locais.

O congresso também quer chamar a atenção para o papel do património cultural no desenvolvimento social e económico e refletir sobre o processo de valorização da cultura tradicional.

Entre os temas em debate, estarão a recriação, a recolha e o registo musical, a salvaguarda de tradições folclóricas e a divulgação de eventos e iniciativas através de métodos como o marketing digital.

Esta iniciativa também terá uma componente formativa. Os laboratórios criativos, que serão realizados a partir das 15h30, abrangerão os cordofones, o canto polifónico, a dança, o traje, as artes do espetáculo, os jogos tradicionais e o processo técnico digital. Os trabalhos serão apresentados às 21h30 num serão plenário.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT