A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Museu Grão Vasco com semana de inclusão pela arte

02-12-2019
 

No sentido de diminuir as “diferenças sociais de maneira universal, democrática e participativa”, o Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, promove de 2 a 7 de dezembro, a Semana de Inclusão pela Arte.

A iniciativa tem como inspiração as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala amanhã (3 de dezembro). A programação, de cariz variado e gratuito, tornou-se possível devido a parcerias com diversas instituições e cerca de 180 participantes envolvidos na produção dos conteúdos e atividades, sendo que a semana se destina ao público em geral.

A semana de inclusão iniciou-se esta segunda-feira com a atividade “EU no MusEU”, para participantes e cuidadores.

O programa continua amanhã, dia 3 de dezembro às 10h30 com a “Guiarte”, uma visita acessível a diferentes tipos de público, realizadas pela equipa dos Serviços Educativos do Museu. Esta visita recorre a diferentes materiais e guiões em Comunicação Alternativa e Aumentada, que permite descodificar, através de símbolos pictográficos, as obras de arte e espaços do Museu Nacional Grão Vasco. Às 16h30 é a hora de música, dança e poesia inclusiva com alunos do Agrupamento de Escolas Grão Vasco. Às 18h00 é a vez de “Todos os Nomes”, Grupo Dançando com a diferença, no Teatro Viriato.

Na quarta-feira, dia 4 de dezembro, decorre pelas 10h00 “Imagens que guiam”, Visita acessível APPACDM.

Pelas 14h30, realiza-se a visita encenada a algumas obras de Vasco Fernandes em “Quadros Vivos” pelos alunos do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu(ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV),

Na quinta-feira, dia 5 às 10h15 decorre a apresentação dos projetos inclusivos Tecla 3, Associação Hípica e Psicomotora e Guia Acesso Museu Nacional Grão Vasco.

No dia 6 às 10h15 regressa a visita encenada “Quadros vivos” do curso de Turismo, ESTGV IPV.

O último dia é no sábado, 7 de dezembro e às 10h30 e terá lugar a “GuiArte”, visita acessível e às 16h00 a programação termina com “Às Cegas” no Teatro Viriato.

De salientar que durante a semana será ainda inaugurada a exposição temporária "Expressões" que apresenta pinturas, algumas premiadas pelo CRIDEM - Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual, desenvolvidas pelos utentes da APPACDM. A exposição poderá ser visitada na cafetaria do Museu, até 5 de janeiro de 2020.

 





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT