A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Negligência no serviço de urgência do Hospital de Viseu

Negligência, Saúde, Hospital de Viseu, HCTV
12-10-2018
 

Um mês e oito dias depois de ter sido observado no Hospital de Viseu, doente descobre, no centro de saúde de Santa Comba Dão, que tem a clavícula e duas costelas partidas

Oc aso começa na noite de 31 de agosto, quando Carlos (nome fictício), de 49 anos, vítima de uma alegada agressão, foi transportado pelo INEM às urgências do Hospital de Viseu.
Foi-lhe diagnosticado um “derrame cerebral junto ao olho direito”, entre outras escoriações. Como não havia neurocirurgião em Viseu, o doente foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), onde esteve internado durante quatro dias.
Seis semanas depois, numa consulta de avaliação da baixa médica, no Centro de Saúde de Santa Comba Dão, queixou-se de dores nas costas e numa das clavículas. A médica de família mandou fazer um RX (Radiografia) que detetou duas costelas partidas e uma lesão na clavícula esquerda. Segundo o utente, a médica considerou “negligente a avaliação feita no Hospital de Viseu”, na noite de 31 de agosto, onde apenas se fez a despistagem da lesão neurológica”.
Segundo a família da vítima, “o próprio técnico de radiologia do Centro de Saúde de Santa Comba Dão alertou para a necessidade do doente vir a ser sujeito a uma pequena cirurgia para reparar a lesão na clavícula”.
Fonte da administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu justificou a alegada falha de diagnóstico pelo facto dos médicos de serviço na urgência “terem valorizado a lesão neurológica, pela sua gravidade, tendo como principal preocupação estabilizar o doente uma vez que teria que ser transferido para a neurocirurgia dos HUC”.
A família estranha que também nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde a vítima esteve internada quatro dias, não tenham detetado as lesões nas costelas e clavícula.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT