Foto Arquivo Jornal do Centro
Mais de 50 utentes do lar da Fundação Lopes da Fonseca, no concelho de Nelas, testaram positivo à Covid-19, incluindo uma idosa com 106 anos de idade. Estão também duas funcionárias infetadas. A direção garante que os utentes estão assintomáticos.
O surto foi conhecido nos últimos dias, quando a instituição testou a equipa que ia entrar no serviço no início desta semana. Segundo a diretora técnica Cláudia Gomes, foram testadas todas as colaboradoras.
“Recebemos o resultado, que indicava que duas colaboradoras testaram positivo. Procedemos ao contacto com o delegado de saúde e testámos os utentes todos. Saídos os resultados, comprova-se que temos 52 utentes infetados na estrutura residencial. Todas as restantes colaboradoras testaram ontem (2 de dezembro) e estamos ainda a aguardar os resultados”, revela.
O lar situado na localidade da Lapa do Lobo acolhe um total de 80 idosos e 39 colaboradores. Dentro dos utentes infetados, está uma idosa de 106 anos.
Cláudia Gomes garante que, para já, os idosos estão todos bem. “Os utentes estão todos assintomáticos e bem dentro do possível. Vamos avaliar a situação de hora a hora e aguardar por dias melhores”, remata a diretora técnica.
Nesta altura, o concelho de Nelas tem registo de, pelo menos, 18 casos ativos de Covid-19, de acordo com as últimas informações da Câmara.

Faça o seu donativo e contribua para uma informação livre e independente