A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Novo projeto para apoiar seniores em Viseu

 

José Carreira

Presidente das Obras Sociais do Pessoal da Câmara de Viseu


 

José Carreira explica quais serão as iniciativas realizadas pelo Projeto Envelhecer


26-11-2019
 

Um novo projeto para apoiar os cidadãos mais velhos nasceu em Viseu. Trata-se do Projeto Envelhecer.

A nova resposta social surge pela mão de José Carreira, presidente das Obras Sociais do Pessoal da Câmara de Viseu e ex-dirigente nacional da associação Alzheimer Portugal.

Segundo o responsável, o projeto tem como objetivo “o combate ao preconceito contra a pessoa idosa, até porque Portugal será o país mais envelhecido da Europa em 2050”.

“Queremos quebrar a ideia de que as pessoas mais velhas são todas elas dependentes. Todos nós sabemos que a esperança de vida em Portugal é das mais elevadas na União Europeia e, apesar de as pessoas ainda terem poucas condições e não terem bom acesso aos cuidados de saúde, boa parte das pessoas consegue viver mais e melhor. Nós queremos contribuir para que mais pessoas vivam mais anos e com mais qualidade”, explica.

José Carreira diz que o objetivo pode ser alcançado, através de fóruns de discussão e sensibilização destinados não só para pessoas com mais de 50 anos mas também para toda a população, “para que estas pessoas se percecionem de uma outra forma e vejam que, independentemente da idade, continuem a ser pessoas de pé direito e a contribuir para a comunidade, e para que os mais jovens tenham nestas pessoas com mais experiência como referências”.

Segundo o responsável, a iniciativa passa ainda pela realização de workshops e seminários e pela publicação de uma revista trimestral “que permita os assuntos à ordem do dia”.





  • 2002 - 2020 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT