15 Jul
Viseu

Região

Os milhões gastos com a Covid-19 no distrito de Viseu

por Redação

30 de Maio de 2020, 08:30

Foto Arquivo Jornal do Centro

CLIPS ÁUDIO

Mais de um milhão e 600 mil euros é o valor que o Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) gastou nos últimos dois meses para fazer face ao surto pandémico causado pela Covid-19. Um gasto que se reporta apenas aos ajustes diretos que esta unidade de saúde fez e que podem ser consultados no portal dedicado aos contratos públicos do governo com referência à Covid-19. Proteção, reagentes, testes e desinfetantes estão entre o material mais adquirido nos últimos 60 dias.

Máscaras cirúrgicas, botas e fatos de proteção, até aos óculos e soluções alcóolicas e gel, são os itens com mais entradas. Mas do lote de compras fazem ainda parte compostos químicos, transporte de análises, kits de zaragatoas e sacos para cadáveres.

O valor mais alto – 185 mil e 500 euros – foi para a aquisição dos chamados teste rápidos para detetar a Covid-19.

No portal é ainda possível verificar que, por exemplo, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões adquiriu também material de proteção, desde batas, a máscaras e desinfetantes até roupas hospitalares, com valores superiores a 150 mil euros para fazer face às necessidades criadas pelo surto do novo coronavírus nos 14 municípios associados.

A estes valores há ainda a juntar os que foram gastos pelos municípios. Na consulta no portal, e uma vez mais apenas os contratos feitos por ajuste direto (procedimento em que a entidade adjudicante convida diretamente uma entidade, à sua escolha, a apresentar proposta), grande parte dos valores refere-se à aquisição de material de proteção, numa primeira fase, e depois para a compra de meios tecnológicos, como computadores e tablets, para entregar aos alunos sem possibilidade de ter aulas à distância por falta de material. Juntam-se ainda as despesas com as linhas criadas para ajudar os munícipes, nomeadamente a montagem, mas também a aquisição de produtos como comida e medicamentos.

No distrito de Viseu, a Covid-19 atingiu mais de 550 pessoas. Apenas dois concelhos ficaram, até agora, “limpos” do novo coronavírus. Foram eles Tarouca e S. João da Pesqueira.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts