A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

"Os Verdes" denunciam descargas sem tratamento em Oliveira de Frades

Os Verdes, Oliveira de Frades, poluição
11-02-2019
 

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) denuncia a existência de descargas de águas residuais, sem tratamento, para terrenos florestais em Reigoso, no concelho de Oliveira de Frades. O partido afirma que as descargas vêm de uma exploração avícola. Em carta destinada ao Governo diz que os efluentes, que contêm elevada carga orgânica e estavam em fossas estanques para onde são encaminhadas as águas da lavagem dos aviários, chegaram a vários terrenos envolventes à unidade aviária e à ribeira do Carregal, que integra a bacia do rio Vouga.

O PEV fala num caso que já não acontece pela primeira vez.

“As descargas de efluentes coincidiram com a forte precipitação que se verificou com a depressão "Helena" que assolou o país, nomeadamente o distrito de Viseu”, acrescenta o partido, que considera que as atividades económicas “não podem ser suscetíveis de colocar em causa a qualidade ambiental e a própria saúde pública”.

O deputado José Luís Ferreira, que decidiu questionar o Governo sobre o caso, defende a implantação de medidas que possam adequar os processos de laboração e ativar meios e tecnologias com o pretexto de evitar a degradação ambiental e da qualidade de vida da população.

O parlamentar questiona ao Ministério do Ambiente se teve conhecimento do assunto e se vai implementar medidas para evitar que os esgotos voltem a surgir. José Luís Ferreira também exige saber da tutela os motivos que estiveram na origem das descargas, os destinos das águas recebidas pelas fossas e se a exploração avícola dispõe de fossas com capacidade para a dimensão dos aviários.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT