A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Penedono acolhe esta semana o Encontro Europeu da Castanha

10-09-2019
 

O X Encontro Europeu da Castanha, de quinta-feira (12 de setembro) a sábado (dia 14) em Trancoso (distrito da Guarda) e Penedono (Viseu), vai permitir evidenciar a importância económica da castanha para a região.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, nos trabalhos, que vão decorrer nos dois municípios que integram a região demarcada de produção de castanha com a Denominação de Origem Protegida (DOP) Soutos da Lapa, são esperados "mais de duas centenas de congressistas" nacionais e estrangeiros.

O encontro começa na quinta-feira, em Trancoso, com a sessão de abertura marcada para as 10h20, para o Pavilhão Multiusos.

Amílcar Salvador disse esta terça-feira (10 de setembro) que o concelho de Trancoso, com "cerca de 900 produtores de castanha" das variedades Martaínha e Longal, é o único do distrito da Guarda que integra a região demarcada de produção de castanha DOP Soutos da Lapa.

O município, que também é o maior produtor de castanha da área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que é constituída por 15 municípios dos distritos de Guarda e de Castelo Branco, tem uma produção anual daquele fruto "que ronda as três mil toneladas, o que gera cinco a seis milhões de euros", disse.

O autarca reconhece que a castanha é "muito importante" para a economia do seu concelho e adianta que o município, ciente dessa realidade, tem realizado várias iniciativas para aumentar a sua produção.

Para além de promover, desde 2013, uma feira anual dedicada à castanha, a autarquia celebrou um protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para melhorar as plantações de castanheiros e para prestar apoio aos produtores locais.

"Trancoso fez um excelente trabalho e está a fazer, em colaboração com as universidades, para aliar os conhecimentos à prática dos nossos agricultores, na melhoria do plantio e dos castanheiros", reconhece.

Tendo em conta a importância da produção de castanha para a economia local, o executivo autárquico liderado por Amílcar Salvador admite a possibilidade de reabilitar o edifício do antigo quartel da GNR para ali instalar um espaço dedicado à sua transformação, para que o setor "possa crescer e para que haja mais empregos" na região.

Durante os trabalhos do X Encontro Europeu da Castanha, haverá visitas de campo e serão abordados temas como "Pragas e doenças do castanheiro", "A produção europeia de castanha" e "Inovações nas técnicas de produção de castanha".

O encontro é promovido pelos municípios de Trancoso e de Penedono, pela RefCast - Associação Portuguesa da Castanha, pela Assembleia das Regiões Hortícolas Europeias (AREFLH) e pela Coopenela - Cooperativa Agrícola de Penela da Beira.

Os concelhos de Bragança (2010), Valpaços e Vila Pouca de Aguiar (2015) já receberam eventos idênticos dedicados à temática da castanha.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT