01 out
Viseu

Região

Pessoas apoiadas pela Cáritas de Viseu aumentaram para o dobro

por Redação

23 de julho de 2020, 14:18

Foto Arquivo Jornal do Centro

O presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Carlos Monteiro Marques, é o convidado do Espaço Atualidade

CLIPS ÁUDIO

Duplicou o número de pessoas ajudadas pela Cáritas Diocesana de Viseu, só nos últimos dois meses deste ano (maio e junho).

A revelação foi feita pelo presidente da instituição, Carlos Monteiro Marques, em entrevista ao Jornal do Centro.

No programa Espaço Atualidade, o responsável deu a conhecer os números que refletem a forma como a instituição, ligada à Igreja Católica, está a encarar a crise social provocada pela Covid-19 na região.

O responsável adiantou que, em maio e junho, a Cáritas de Viseu atendeu 764 pessoas, enquanto que, em 2019, foram atendidas 413. “Isto num universo de 305 famílias em 2019 e de 541 em 2020”, estima.

“O número que nos faz admirar um pouco mais e até sensibilizar é a nível das pessoas que foram atingidas com estes apoios. Em 2019, tínhamos um universo de 957 pessoas. Agora, temos 1.683. Aumentou cerca de 75 por cento”, acrescenta Carlos Monteiro Marques.

Para o presidente da Cáritas de Viseu, a nova crise provocada pela pandemia vem também mostrar que quem já ajudou no passado está agora a pedir ajuda.

“É como quem diz: ‘se houve uma determinada altura da minha vida em que estive disposto a apoiar, agora sou eu que preciso’. As pessoas que vêm nesta situação necessitam sobretudo de apoio alimentar. Quando estão realmente com muita dificuldade, vão pedir esse apoio. É evidente que pode aparecer um ou outro caso de apoio à renda, água ou luz, mas o mais vulgar é o alimentar”, conclui.

Carlos Monteiro Marques esteve à conversa no Espaço Atualidade, que pode acompanhar em www.jornaldocentro.pt. A entrevista também pode ser acompanhada na Rádio Jornal do Centro (98.9 FM), às 18h50 desta quinta-feira (23 de julho) e às 11h30 de sexta-feira (dia 24).

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts