03 mar
Viseu

Região

Presidenciais: 42% de afluência às urnas em Viseu até às 14h em dia de voto antecipado

por Redação

17 de janeiro de 2021, 14:46

Foto Igor Ferreira

CLIPS ÁUDIO

Já votaram 42, 32% dos inscritos em Viseu através de voto antecipado para eleger o próximo presidente da República. Este número foi confirmado ao Jornal do Centro por Conceição Azevedo, vereadora no município de Viseu. Surpreendida com esta afluência às urnas, a autarca refere que a maioria de quem se inscreveu para votar antecipadamente reside no distrito de Viseu e adianta ainda que "das 2446 pessoas, 1723 são do concelho de  Viseu". Conceição Azevedo concretiza que "144 pessoas são de Lisboa, Porto com 96 inscrições e Aveiro com 73".  Entre estes, recorde-se que há estudantes universitários de Viseu que, não podendo deslocar-se às localidades de origem, optaram por votar este domingo na cidade onde estudam. 

"As filas parecem maiores porque se respeita o distanciamento"

Esta manhã e início de tarde tem sido notícia a formação de filas para votar. A vereadora no município de Viseu refere que não se verificou qualquer tipo de problema. "O que se verificou foi um maior fluxo de pessoas a partir das 10.30h. E calculamos que o tempo de espera médio é de meia hora. As filas parecem maiores porque se respeita o distanciamento. Se as pessoas tiverem de estar distanciadas dois metros, a fila parece muito maior", refere Conceição Azevedo. 

Presos já votaram e na próxima semana votam os confinados

A autarca está confiante de que praticamente a totalidade dos que se inscreveram para votar antecipadamente o façam neste domingo. "Com o que estou a ver, acredito que atinjamos os 100% ou muito perto disso", assinala. Também quem está detido na cidade já votou. "Nos estabelecimentos prisionais o voto decorreu na quinta-feira passada. Tivemos 98% dos reclusos a votar. Nas próximas terça e quarta feiras vamos aos lares junto das pessoas que estão em confinamento. Neste momento há 154 inscritos, mas acredito que, até ao final do dia, este número seja maior. Refiro-me a lares em termos de instituição, mas também em habitações. No entanto, a maioria desses 154 votarão em lares", concretizou Conceição Azevedo. 

As urnas ficarão abertas até às sete da noite. A partir daí só poderá votar quem estiver dentro das assembleias de voto. Cerca de 5 mil pessoas no distrito de Viseu escolheram votar hoje para eleger o próximo presidente da República.

Ouça e trabalhe ao mesmo tempo

Destaques

Podcasts