A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Projeto do IPV reconhecido pela Confederação dos Agricultores de Portugal

04-11-2019
 

Uma equipa de estudantes e docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desenvolveu o projeto de investigação “zDrone Flour”.

A proposta conquistou recentemente o segundo prémio do “Concurso Universitário & Politécnico CAP – Cultiva o Teu Futuro”, dedicada à inovação em apicultura e organizada pela Confederação dos Agricultores de Portugal.

Segundo o IPV, a iniciativa visa contribuir para a diminuição dos prejuízos provocados pelo ácaro “Varroa Destructor” e pelo uso de medicamentos veterinários, através da técnica de remoção de quadros de zângãos, e proceder ao aproveitamento e valorização destas abelhas para uso alimentar.

“Desta forma, é possível aumentar o rendimento da atividade apícola e proporcionar no futuro um conjunto de novos produtos à base de farinha de zângão rica em proteína animal”, pode ler-se no comunicado do Politécnico.

A equipa, composta por três alunas da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) e um da UTAD e pelas professoras Paula Correia e Cristina Amaro da Costa da ESAV, apresentou alguns dos produtos em estudo neste projeto na audição final do concurso.

Os membros do projeto referem que tiveram “a oportunidade de apresentar com sucesso um projeto multidisciplinar e multi-institucional, que propõe uma dupla solução em benefício dos apicultores: combater uma doença grave das abelhas, remunerar os apicultores através da adoção desta medida e valorizar um novo produto da colmeia”.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT