A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Queijos nacionais voltam a estar à prova em Tondela

Queijos, Controlvet
12-10-2018
 

O Concurso de Queijos de Portugal, uma organização da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), bateu este ano um novo recorde de inscrições. Em prova, na empresa Controlvet, em Tondela, estiveram 208 queijos, em 21 categorias, representando 57 empresas.

A diretora-geral da ANIL, Maria Cândida, diz que esta é uma forma de rivalizar de forma positiva as indústrias. “É uma forma de trabalhar as indústrias para que apresentem melhores produtos no mercado e uma maior diversidade. Depois, através da comunicação que fazemos com o concurso, ao consumidor dá-se a experimentar produtos novos, acarinhando estas iniciativas dos produtores”, explica.

 

Indústria deu o salto

Não há dúvida de que a qualidade dos queijos apresentados tem melhorado, ano após ano, sublinha a especialista. “A indústria prepara-se muito bem para vir a concurso. Houve uma fase em que havia defeitos de fabrico e queijos menos bonitos. Hoje, apresentam-se mais bonitos, com muito menos defeitos técnicos que eram pouco agradáveis”, afirma Maria Cândida.

 

A avaliação das amostras de queijo é feita por um painel de 20 provadores, sendo os resultados anunciados a 29 de novembro, no decorrer do 'Encontro com o Vinho e Sabores 2015', que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa.

A cada categoria serão atribuídos dois prémios ao Melhor Queijo do ano e, ainda, duas menções honrosas.

 





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT