A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Região Demarcada do Dão faz 110 anos

Dão, vinhos, aniversário
14-09-2018
 

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão assinalará na próxima terça-feira (18 de setembro) os 110 anos da demarcação como Região Vitivinícola.

As celebrações iniciam na segunda-feira (dia 17) com uma cerimónia no Palácio da Bolsa, no Porto, que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O evento será organizado em conjunto com a CVR dos Vinhos Verdes, que também comemora o 110º aniversário da demarcação da região. 

Para assinalar a efeméride, a CVR Dão irá juntar-se ainda à iniciativa “7 Maravilhas à Mesa”. Os vinhos da região estiveram presentes em quatro das 49 mesas a concurso, nomeadamente as de Viseu, Gouveia, Sever do Vouga e Beira Serra. Além disso, o Solar do Vinho do Dão, em Viseu, acolheu ainda uma das Galas eliminatórias das 7 Maravilhas à Mesa.

Arlindo Cunha, presidente da instituição, frisou que “a cooperação e promoção do Dão em parceria com as 7 Maravilhas à Mesa faz todo o sentido, uma vez que para a CVR Dão é fundamental a projeção da região como um todo, até porque os vinhos e a gastronomia andam de mãos dadas”.

Também no âmbito da celebração dos 110 anos de existência, a comissão vitivinícola preparou um programa comemorativo para a próxima terça-feira, que contará com a apresentação da monografia “Os Dias que nos Dão”, da autoria de Amadeu Araújo.

No mesmo dia será também inaugurado o Espólio Documental da entidade, que vai contar as histórias do Dão de 1935 a 1965. As comemorações decorrem no Solar do Vinho do Dão.





  • 2002 - 2018 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT